NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Na comparação com igual mês em 2022, porém, a produção industrial subiu 0,3% em janeiro

Por Lucianne Carneiro, Valor — Rio

A produção da indústria brasileira caiu 0,3% em janeiro ante dezembro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dezembro, o indicador teve estabilidade, após dois meses seguidos de crescimento, período de ganho de 1,5%.

 

O desempenho de janeiro ficou abaixo da mediana das estimativas de 30 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, de queda de 0,2%, livre dos efeitos sazonais. As projeções iam de queda de 2% a alta de 1,2%.

 

A divulgação de janeiro é a primeira após a reestruturação da Pesquisa Industrial Mensal, que significa também a divulgação de uma nova série histórica, com o encadeamento entre a nova pesquisa e a antiga.

A atualização da pesquisa, que ocorre de forma periódica na rotina do IBGE, inclui uma nova amostra de empresas, inclusão e exclusão de atividades e alterações nos pesos dos produtos, entre outras mudanças.

Na comparação com igual mês em 2022, a produção industrial subiu 0,3% em janeiro. Por essa base de comparação, a expectativa mediana do mercado era de que o indicador tivesse subido 1,2% conforme levantamento do Valor Data. As projeções iam de queda de 1,1% a alta de 2,6%.

A indústria acumula recuo de 0,2% nos últimos doze meses. Com esses resultados, o setor industrial está 18,8% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011 e 2,3% abaixo do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020.

 

Com a reestruturação da PIM-PF, o número de itens pesquisados aumentou de 944 para 1.042. Saíram da pesquisa itens como rádios (mesmo combinados com aparelhos de gravação ou reprodução de som), discos fonográficos, gravadores ou reprodutores de sinais de áudio e vídeo (DVD, home theater), máquinas de costura de uso doméstico e gomas de mascar, por exemplo.

 

Por outro lado, entraram na lista robôs industriais, aparelhos de radionavegação (GPS), controle remoto para aparelhos eletroeletrônicos, veículos e carros blindados de combate, armados ou não, e aparelhos para eletrodiagnóstico (eletrocardiógrafos, endoscópios, audiômetros, ressonância magnética etc), entre outros.