NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fazem assembleia nesta quinta-feira (4), às 16h30, no auditório da administração do Centro Politécnico, em Curitiba, para discutir a deflagração de uma greve nacional de docentes das universidades federais.

A decisão da assembleia dos professores da UFPR será levada para uma reunião marcada para o próximo sábado (6) e domingo (7), em Brasília, com representantes dos setores das universidades federais de todo o país.

Segundo o secretário-geral da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr), Rogério Miranda Gomes, dependendo das avaliações a serem feitas na reunião, a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes) deverá aprovar um indicativo de greve. O indicativo, se aprovado, deverá ser avaliado pelas universidades federais do país para a deflagração de greve.

A pauta nacional de reivindicações dos professores de universidades federais é extensa. Eles são contra a proposta do governo federal de congelar os salários dos servidores públicos federais em 2011 e 2012 e querem a reabertura das negociações em relação aos salários dos docentes. Os professores reivindicam ainda uma data-base para os seus salários.

Os professores querem também que seja rediscutido o plano de carreiras da categoria. Entre outras reivindicações, eles pedem o aumento do piso salarial dos professores, garantia de isonomia salarial entre os professores da ativa e os aposentados e progressão de níveis de carreira sem distorções. Atualmente, o piso inicial dos professores com graduação e carga horária de 20 horas é de R$ 1.536,00 e a pedida é que ele aumente para R$ 2.194,00.

Além disso, os professores têm propostas gerais para as universidades, entre elas a reposição de quadros de funcionários (para professores e técnicos), melhoria das condições de trabalho e aumento dos investimentos nas universidades e na educação de uma maneira geral. Os professores defendem o investimento de 10% do PIB nacional em educação básica, ensino médio e ensino superior.

Solidariedade

Em reunião realizada nesta quarta-feira (3), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná se solidarizou com a greve dos técnico-administrativos da UFPR e a pauta de reivindicações da categoria. Eles estão em greve desde o dia 15 de junho.

A assessoria de imprensa da Universidade Federal do Paraná informou que dependendo dos resultados da assembleia dos técnico-administrativos a ser realizada também nesta quinta-feira (4) e dos professores da universidade, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão se reunirá nesta sexta-feira (5) para definir novas datas para o calendário de aulas da UFPR.

Segundo a assessoria de imprensa da UFPR, o reitor Zaki Ackel Sobrinho, está negociando com a Casa Civil da Presidência da República e os deputados federais da bancada paranaense, solicitando que o governo reabra um canal de negociações com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra).