NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O governador do Paraná, Beto Richa, anunciou ontem a liberação de R$ 41,3 milhões para pagar as verbas rescisórias dos 32.517 professores e funcionários contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Ele informou, ainda, que o pagamento, que não foi feito pelo governo anterior no fim dos contratos, em dezembro de 2010, será depositado na conta dos professores ainda hoje.

“A regularização dá tranquilidade a esses profissionais, que estão sendo atendidos no seu direito, e nos dá segurança para trabalhar, cada vez mais, por uma Educação de qualidade”, afirmou Richa. “O governo do Estado prometeu nos pagar até o final de dezembro de 2010”, reclamava, ainda ontem, a professora Mônica Messias. Ela conta que conhece várias outras pessoas que estão na mesma situação. “Temos contas para pagar”, disse.

Seleção

Enquanto professores que participaram do PSS reclamavam das verbas não recebidas, outro processo seletivo está correndo no Paraná. Amanhã é o último dia para a inscrição dos candidatos às vagas de professor temporário.

Sobre a atual seleção, a superintendente da Secretaria Estadual de Educação (Seed), Meroujy Cavet, informou que há vagas para 30 mil pedagogos, técnicos administrativos e funcionários para serviços gerais. Até o dia 6 de janeiro já havia 250 mil inscritos.

Segundo Cavet, a quantidade de contratados deverá suprir os profissionais que faltam. Ela não soube informar exatamente qual seria esse déficit, mas disse que não chega a 30 mil.

Ontem ainda, Richa anunciou que 3 mil profissionais que prestaram concurso em 2007 também serão chamados no PSS para trabalhar já neste ano. O concurso tem validade até o ano que vem.

“Este é o último ano que esperamos recorrer ao PSS. Vamos nos programar para que em outubro esteja tudo preparado para que professores e diretores tenham o planejamento do ano seguinte”, disse o secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

Os classificados para o PSS devem ser divulgados no dia 17. Os candidatos restantes terão seus nomes incluídos em um banco de dados. Os contratos temporários têm duração de um ano, com possibilidade de prorrogação para dois anos. As inscrições são feitas no site da Seed (www.grhs.pr.gov.br).

Fonte: O Estado do Paraná