NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Um ciclo de meses de debates pelo país foi concluído ontem (20) com um diagnóstico de sindicalistas do setor industrial para a recuperação da atividade no Brasil. Assim, segundo eles, a retomada de um processo de desenvolvimento da indústria passa por um “pacto” do setor produtivo, inclusivo e sustentável. Além disso, é preciso articulação entre diversas áreas pela educação básica, fomentando a formação e a qualificação profissional.

O encontro realizado em São Paulo pela IndustriALL Brasil (que reúne entidades do setor ligadas à CUT e a Força Sindical) propôs ainda o desenvolvimento de centros de pesquisa, além da inserção dos trabalhadores no debate sobre a reindustrialização. Os sindicalistas defendem também uma reforma tributária “solidária e progressiva” e estímulo ao comércio exterior, entre outras estratégias.

Debate pelo país

Essa visão estratégica faz parte do Plano Indústria 10+, que fala em um processo de recuperação ligado a questões como educação pública de qualidade, moradia, saneamento básico e transporte. O evento, que percorreu nove estados brasileiros, foi realizado em parceria com a Sask (centro de solidariedade sindical finlandês) e a IndustriAll Global Union.

Na semana passada, por exemplo, a IndustriALL-Brasil realizou atividade na sede da CUT, também em São Paulo. “Precisamos discutir alternativas para os próximos anos. Não só a política industrial, mas os desdobramentos da política industrial e da reindustrialização no Brasil”, afirmou o economista Altair Garcia, do Dieese. “Esse tema é fundamental para pensar o desenvolvimento e as repercussões que a indústria pode ter do ponto de vista dos rumos do país, seja do ponto de vista ambiental como da geração de empregos”, acrescentou.

O plano Indústria 10 visa a articular uma política industrial nacional, lembram os sindicalistas, com foco em inovações tecnológicas, entre outros temas. Os trabalhadores apontam a necessidade de ampliar a atividade econômica, que não pode se basear apenas em um setor – no caso, o agronegócio.

Por isso, o debate precisa envolver todos as áreas, lembra o presidente do sindicato, o metalúrgico Aroaldo da Silva. “A IndustriALL-Brasil nasce justamente com esse objetivo, buscando o diálogo e a sinergia de todo este acúmulo gerado pelo debate dos setores e das regiões”, afirma. “Esse debate está ligado não só à questão do emprego e da sobrevivência das famílias, mas, sobretudo, ao desenvolvimento dos mais diversos setores, garantindo o fortalecimento produtivo, a pauta sustentável e a modernização tecnológica”.

Fonte: Rede Brasil Atual
Data original da publicação: 21/09/2022

DMT: https://www.dmtemdebate.com.br/recuperacao-da-industria-depende-de-pacto-pelo-setor-produtivo-e-apoio-a-educacao-aponta-industriall/