NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

sam_7291As Centrais Sindicais estiveram em reunião nesta segunda (24) na Sede da NCST/PR, a fim de definir estratégias de ação para as Conferências Macrorregionais de Emprego e Trabalho Decente, a serem realizadas nas regiões Centro Sul (Ponta Grossa) e Curitiba, Região Metropolitana e Litoral (Matinhos). Na reunião também foram feitas analises dos encontros Macrorregionais das regiões Norte (Londrina), Noroeste (Maringá), bem como, discussão sobre os eixos temáticos (grupos de trabalho).

Estiveram presentes na reunião os senhores Denílson Pestana da Costa (NCST/PR), José Alexandre dos Santos (CUT/PR),  Robson “Jamaica” (Força Sindical ), Elizeu de O. Freitas (UGT/PR), Luiz Carlos Moro (CGTB) e a senhora Maria de Fátima de Azevedo Ferreira (CTB).

REGIÃO NOROESTE

A Macrorregional da Região Noroeste, realizada na ultima quinta-feira (20) em Maringá, reuniu mais de 350 pessoas, entre representantes de instituições governamentais, de entidades de trabalhadores e empregadores, assim como de outras organizações da sociedade civil, legalmente constituídas, interessadas e comprometidas com o tema. Discutiu-se em grupo, os quatro eixos temáticos e, cada grupo, apresentou três propostas com objetivo de avaliar os avanços e apontar desafios para cada tema.

No evento, a representação tripartite elegeu 110 delegados, sendo da NCST/PR a maior delegação da bancada dos trabalhadores, com 11 delegados eleitos que participarão da I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente. Ao término das seis conferências regionais, serão eleitos cerca de 500 delegados, que concorrerão às vagas para compor a delegação estadual na Conferência Nacional do Trabalho Decente marcada para maio de 2012.

Na conferência foi aprovada a Moção de Repúdio (abaixo) sugerida pelo presidente da NCST/PR – Denílson Pestana da Costa, pela não indicação por parte das entidades patronais, de representante da para compor a Comissão de Negociação para o reajuste do Piso Mínimo Regional. 

MOÇÃO DE REPÚDIO

Nós, delegados e delegadas presentes na Conferência Macrorregional do Emprego e Trabalho Decente da região Noroeste do Paraná, considerando que o Conselho Estadual do Trabalho deliberou a mais de 90 dias a constituição da Comissão Tripartite para iniciar as negociações com vistas a estabelecer uma política permanente de valorização do Piso Mínimo Regional do Paraná, e que esta não iniciou as suas atividades pela falta de indicação de representantes das entidades patronais, apesar das inúmeras cobranças feitas pelo Conselho Estadual do Trabalho, repudiamos a atitude patronal de postergar a indicação de seu representante para iniciar as tratativas de estabelecer o novo Piso Mínimo Regional, sendo que esse fato nos causa estranheza, pois ao longo do governo anterior a grande reclamação destas entidades sempre foi a falta de espaço para se estabelecer o diálogo e a negociação.

 

REGIÃO NORTE

A quarta, das seis Conferências Macrorregionais do Emprego e Trabalho Decente foi realizada na última sexta-feira (21) em Londrina. O evento envolveu as regionais de Ivaiporã, Cornélio Procópio, Jacarezinho, além do município sede.

Cerca de 350 conferencistas, debateram propostas para melhorar as relações de empregados e empregadores, o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, à exploração do trabalho infantil e à erradicação da pobreza extrema e do trabalho análogo ao escravo. Dos 30 delegados destinados a bancada trabalhista, 07 Delegados e 02 suplentes são representantes da NCST/PR – Nova Central Sindical de Trabalhadores.

PROPOSTAS

A Conferência Macrorregional do Trabalho Decente debateu com trabalhadores e empregadores propostas relacionadas às questões dos princípios e direitos fundamentais do trabalho; proteção social; trabalho e emprego e fortalecimento do tripartismo e do diálogo social como instrumento de governabilidade democrático.

As conferências que estão acontecendo em nível regional são preparatórias para a I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro deste ano, na estadual, será discutida a agenda Paranaense sobre o Trabalho Decente.

PROGRAMAÇÃO:

A próxima Conferência que abrange Curitiba, Região Metropolitana e Litoral será realizada na cidade de Matinhos, nesta quinta-feira (27), em seguida será a vez da Região Centro Sul, que será realizada na cidade de Ponta Grossa, nesta sexta-feira (28).