NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Tucano repete Roberto Requião e chama mais um familiar para o secretariado. A mulher, Fernanda Richa, vai assumir a pasta da Família

O deputado federal e ex-prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi (DEM) será o secretário estadual de Planejamento a partir do ano que vem. O nome dele e de mais sete integrantes do primeiro escalão foram confirmados ontem pelo governador eleito Beto Richa (PSDB). O anúncio ocorre um ano após Taniguchi ter deixado o cargo de secretário no Distrito Federal, depois do escândalo conhecido como “mensalão do DEM”, que derrubou o então governador José Roberto Arruda.

Taniguchi fez parte do conselho político da campanha de Richa na eleição deste ano, mas os dois passaram alguns anos afastados. O tucano foi vice-prefeito no segundo mandato de Taniguchi na prefeitura de Curitiba (2001-2004), mas distanciou-se na disputa pela sucessão.

Em 2006, Taniguchi foi eleito para a Câmara Federal, mas passou boa parte licenciado, no comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal. Ele deixou o cargo em 11 de dezembro de 2009, após orientação do DEM. Em maio deste ano, um novo revés: Taniguchi foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes de responsabilidade cometidos em 1997, como prefeito de Curitiba. Ele usou um empréstimo internacional para pagar precatórios e ordenou despesas não autorizadas por lei. Entretanto, ele não precisou cumprir pena, pois os crimes prescreveram em 2004. A reportagem tentou contato com Taniguchi ontem, mas ele não aten­­deu o telefonema.

Entre os outros nomes confirmados está a mulher do governador eleito, Fernanda Richa, na pasta Família e Desenvolvimento Social. A assessoria de Richa não confirmou se essa secretaria é a que substituirá a da Criança e da Juventude, ou se é um novo nome para a Secretaria da Mulher, em discussão na Assembleia Legis­­lativa.

Com ela, são dois os parentes do tucano no secretariado – o irmão José Richa Filho comandará a pasta de Infraestrutura e Logística. Richa segue a receita de Roberto Requião, que também colocou irmãos e a esposa no governo. Como os cargos são políticos, não há desobediência à súmula antinepotismo do STF.

O deputado federal Ricardo Barros (PP) – vice-líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara em 2008 e candidato derrotado ao Senado na eleição deste ano – assumirá a Secretaria de Indústria e Comércio.

Além de Barros, cuja base política é Maringá, outros nomes anunciados contemplam o interior do estado. O empresário Faisal Saleh, de Foz do Iguaçu, será o secretário de Turismo; o delegado de Polícia Federal Reinaldo de Almeida Cesar, que já foi secretário da prefeitura de Ponta Grossa, assumirá a pasta de Segurança; Tarcisio Mossato Pinto, funcionário de carreira do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Jacarezinho, assumirá a chefia do órgão.

Também foram confirmados o consultor Jonel Nazareno Iurk na Secretaria de Meio Ambiente, e Paulino Viapiana – atual presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) – como secretário da Cultura.

Fonte: Gazeta do Povo