NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Sobre a muito preocupante evolução da situação na Itália vem a somar-se, também, as previsões do economista Nouriel Roubini, já denominado de “Mago do catastrofismo”. De acordo com ele, “a Itália poderá declarar default nos próximos 12 meses”.

Em seus comentários no Twitter, assim como em entrevista coletiva, Roubini define que “Itália e Espanha poderão enfrentar a perspectiva de falência ao longo do ano que vem”, enquanto adverte que “a Zona do Euro poderá dissolver-se completamente dentro dos próximos três anos”. 

Ainda, Roubini destaca que “o maior medo nesta época é que existirá uma série de reestruturações de dívidas e moratórias na Zona do Euro, que ocorrerão em decorrência da saída de alguns países, fato que resultará na dissolução da Zona do Euro muito em breve”. 

“Neste momento – volta a advertir – o contágio já tem sido disseminado desde a Grécia a Irlanda, Portugal, Chipre, Itália e Espanha, mas também aos seus respectivos bancos, assim como aos bancos franceses e belgas. Não vai demorar para ver a França perdendo o status AAA no que diz respeito a sua capacidade de endividamento”. 

Sobre a Itália, especificamente, Roubini avalia que “é excepcionalmente provável perder seu acesso aos mercados, e o mais preocupante é que não existem capitais no caixa-forte da União Européia para ajudá-la a se recuperar, considerando que é necessário, pelo menos, 1 trilhão de euros, dinheiro cash, para proteger Itália contra a falência, isto sem falar na Espanha”. 

“E se não houver todo este dinheiro, o qual dificilmente existirá dentro dos próximos meses, em algum momento a Itália, exatamente a exemplo de como ocorreu com a Grécia, será obrigada a reestruturar sua dívida, por intermédio de redução, corte.”