A reunião convocada pelo SAEMAC, entidade presidida por Gerti José Nunes (Vice-Presidente da Região Sul da NCST/PR) e as demais entidades sindicais com representação de funcionários junto à empresa Sanepar, que ocorreu nesta terça-feira (09) no auditório da FETRACONSPAR, situado à Rua Doutor Faivre, 888, no centro de Curitiba, resultou na certeza de que não vamos nos curvar diante de um governo que quer privatizar aquilo que é do povo!
O objetivo da reunião foi debater sobre o projeto de lei 361/2011 Agepar – Agência reguladora, cujo objetivo é o de privatização de empresas públicas do estado.
Para o Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná (NCST/PR) – Denílson Pestana da Costa – o Governo do Paraná apresentou esse projeto de lei alegando que o objetivo é expandir as ações da agência, com a inclusão não só de serviços públicos relacionados à infraestrutura, mas todos os serviços públicos delegados, especialmente aqueles relacionados ao saneamento, energia e tecnologia e informática. Porém a inclusão de setores como energia elétrica e saneamento, aponta risco de abertura de brechas para uma futura privatização das maiores empresas do Paraná. Não há qualquer sentido que uma agência reguladora seja criada para regular os serviços executados pelo próprio Estado, uma vez que no caso da Energia, o controle é feito pela Aneel e o abastecimento de água é realizado pelos município. A NCST/PR defende a não criação desse tipo de agência e apóia essa luta dos trabalhadores.
Na Reunião foi concluído que o projeto da Agência Reguladora – Agepar não pode ter continuidade e por isso foi elaborado um manifesto, que será distribuído hoje (10) às 10h para população e aos Deputados Estaduais na Assembléia Legislativa. Convidamos todos os trabalhadores que tenham disponibilidade de tempo para que compareçam e apoiem este manifesto.
Além disso, também foi decidido que no dia 16 de agosto (terça-feira) será realizada uma passeata, saindo da Praça Santos Andrade em Curitiba às 13h e chegando até a Assembléia Legislativa do Paraná! Precisamos somar nossas forças nesta hora, assim como fizemos em 2001 para impedir a privatização da Copel.
Por isso, convidamos todos os funcionários da Sanepar, Copel, Celepar, Compagás e toda a população para participar conosco desta passeata! Precisamos impedir que vendam o patrimônio público que todos nós ajudamos a construir com o suor do nosso trabalho!