Manifestação pode afetar o trânsito no início da tarde, em Curitiba. Ação ocorre depois de dez anos dos atos contra a privatização da Copel
Os servidores públicos estaduais do Paraná programaram uma passeata para a tarde desta terça-feira (16) para protestar contra as privatizações de empresas públicas do estado e contra a proposta do governo de criar a Agência Reguladora de Serviços Delegados no Paraná (Agepar). O ato contará com a participação de funcionários da Sanepar, Copel, Celepar, Compagás, servidores da saúde pública, movimentos sociais, centrais sindicais e estudantes.
A concentração será feita na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, a partir das 13h. Os manifestantes devem seguir até a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no Centro Cívico, a partir das 14h30, o que pode causar lentidão no trânsito. A Diretoria de Trânsito (Diretran) não informou se haverá alteração no tráfego.
Além de Curitiba, as cidades de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava e Cascavel também terão protestos dos servidores. A data foi escolhida porque marca os dez anos da ocupação da Alep por manifestantes que protestavam contra a privatização da Copel.
Privatização
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento Básico do Paraná (Saemac), Gerti Nunes, a criação da Agepar seria uma estratégia par voltar com as privatizações. Para ele, mesmo com a retirada de pauta do projeto, que seria votado na assembleia, o assunto ainda será retomado.