NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

DA FRANCE PRESSE – Mais de 2.000 pessoas foram às ruas de Atenas, ontem, para protestar contra as medidas de austeridade incluídas no projeto de Orçamento de 2011.

O projeto está sendo votado pelo parlamento. O protesto foi convocado pelo sindicato comunista Pame e organizações de transportes urbanos, “Não aos capitalistas, a lei deve ser dos trabalhadores”, gritavam os manifestantes do Pame, no centro da cidade.

Os funcionários do metrô e os motoristas de ônibus realizam greve de 24 horas para pedir a não reestruturação das empresas públicas.

As grandes centrais sindicais do setor privado (GSEE) e público (Adedy) também fizeram paralisação de três horas, contra as “medidas injustas e neoliberais” previstas no Orçamento de 2011.

O Orçamento prevê um corte de gastos da ordem de 14 bilhões (US$ 19 bilhões) para que sejam respeitadas as condições impostas pela UE (União Europeia) e o FMI (Fundo Monetário Internacional).

O governo prevê um programa de restruturação de empresas públicas, cortes salariais, endurecimento das medidas contra a fraude fiscal, assim como privatizações.