NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

dia da mulherO 1º Encontro de Mulheres da Construção Civil aconteceu domingo (04) na Sede Recreativa do SINTRIVEL. Pedreiras, azulejistas, pintoras e esposas de trabalhadores da construção civil estiveram presentes. As palestras e discussões giraram em torno do tema: “Qual é o papel político e social da mulher no Brasil?’
 
O presidente do SINTRIVEL, Oracildes Tavares e os demais diretores fizeram a abertura do evento e passaram a palavra para as palestrantes: Rosana Nazzari, doutora em ciência política e professora da Unioeste; Maristela Becker Miranda, professora e gerente da Agência do Trabalhador em Cascavel e Rosangela Nietto, professora e bacharel em direito. A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher em Cascavel, Inês de Paula também esteve presente no debate.

 
O objetivo do SINTRIVEL ao promover o encontro é provocar a reflexão sobre a luta das mulheres para conquistarem seus direitos, além de combater o caráter comercial que é atribuído ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.
 
“Este é o primeiro encontro, plantamos a semente, oportunizamos a geração de agentes sociais, esperamos que o debate não termine aqui, mas siga até casa destas trabalhadoras e até as obras onde atuam. Assim, as mulheres cada vez mais, assumirão o papel social e político que cabe a elas” afirma Oracildes Tavares, presidente do SINTRIVEL.
 
Enquanto as mulheres estavam nas palestras e debates, maridos e filhos participavam de atividades de lazer. Oracildes faz questão de enfatizar “Temos consciência de que o movimento das mulheres só é possível com o apoio dos companheiros e filhos, por isso disponibilizamos suporte às famílias para que o evento pudesse ser realizado com sucesso”.
 
Um dos assuntos mais citados foi a falta de vagas nas creches municipais de Cascavel. Problema que poderia ser amenizado se as empresas da construção civil investissem em creches para os filhos das trabalhadoras. Portanto, ficou definida a inclusão da reivindicação de creches nas empresas de Cascavel na pauta de discussões da próxima Convenção Coletiva de Trabalho. A expectativa agora é para que a cada ano o evento seja ampliado e se consolide no calendário de eventos do SINTRIVEL. Um churrasco encerrou as atividades do encontro.