Preços do self-service tiveram elevação de 20%; bebida e sobremesa pesam ainda mais na balança
Por Valor Investe — São Paulo
Em 2023, a duração do vale-refeição usado em restaurantes e lanchonetes, em todo o Brasil, é de apenas 11 dias, período ainda menor que os 13 dias registrados no ano passado, segundo levantamento da Pluxee, empresa de benefícios do Grupo Sodexo. É a menor duração dos três últimos anos pesquisados: 2023, 2022 e 2019. O índice não foi realizado durante o período de isolamento social, entre 2020 e 2021.
Considerando o valor médio da refeição este ano, levantado pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), o trabalhador brasileiro direciona um terço do salário para pagar as refeições que realiza por mês durante a jornada de trabalho.
As maiores variações de preço em 2023 ficaram com as refeições realizadas em restaurantes com serviços à la carte, que registraram aumento de 24%, e self-service, com elevação de 20%. Já o prato comercial e o executivo ficaram estáveis.
Além desses reajustes, o custo do almoço fica ainda maior com dois elementos quase irresistíveis: a bebida e a sobremesa.
A pesquisa de Preço Médio, divulgada em outubro pela ABBT, demonstrou que consumir bebida e sobremesa nas refeições fora de casa podem aumentar em 35% o valor gasto, como no caso do prato comercial: em média, a pesquisa demonstrou que a bebida custa R$ 5,97 e a sobremesa R$ 11,44, o que eleva o gasto dessa opção de R$ 34,32 (preço médio do comercial) para R$ 46,60.
“Ao observar os números [tabela acima], percebe-se que há uma grande diferença entre as categorias, quando se trata da participação da sobremesa e bebida no valor total, isso porque os serviços prestados em cada tipo de estabelecimento permitem agregar valor e aumentar o preço”, aponta o estudo da Pluxee. Além disso, as bebidas são mais comoditizadas, com menor poder de diferenciação, já a sobremesa pode levar a um aumento de 18% do valor, como é o caso do à la carte.
“Os números demonstram uma necessidade de mudança de hábitos do consumidor ou procura por alternativas que barateiem os custos”, recomenda Luiz Louzada, Diretor Comercial Corporativo da empresa. “Em uma realidade nacional em que o vale-refeição está durando uma média de 11 dias, é fundamental que o trabalhador conheça os estabelecimentos da região e, sempre que possível, busque promoções ou programas de pontos/fidelidade oferecidos pelo restaurante ou pela própria empresa de benefícios, assim, poderá aumentar o seu poder de compra e continuar comendo sua sobremesa e bebida diária sem afetar tanto no valor final”, coloca.
“Muitos fatores impactam o valor final das refeições, como inflação, falta de insumos e questões climáticas, que elevam o preço dos alimentos”, avalia Guilherme Carl, diretor de comercial da Pluxee, em nota. “Porém, vemos um cenário econômico mais otimista, que pode gerar um melhor equilíbrio neste custo final e, consequentemente, na maior duração do vale-refeição.”
Carl ressalta “a importância de se garantir direitos básicos dos trabalhadores, como alimentação e refeição, que influenciam na saúde, nutrição e impactam diretamente no desempenho profissional”.
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