NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) recomendou em discurso, nesta terça-feira (28), que os eleitores vejam o último debate dos candidatos à Presidência da República, nesta quinta-feira (30), promovido pela Rede Globo de Televisão. Para ele, os eleitores devem prestar atenção nas propostas dos candidatos, pois o escolhido irá governar o Brasil pelos próximos quatro anos.

– Feliz é o povo brasileiro que vive hoje uma democracia, com candidatos do mais alto nível como, por exemplo, Plínio de Arruda Sampaio, Marina Silva, José Serra e Dilma Rousseff. Espero que possamos comparar muito bem as proposições e os valores defendidos pelos candidatos – afirmou Suplicy.

Bagaço, a nova fonte de eletricidade

No mesmo pronunciamento, o senador paulista disse o Brasil tem adicionado uma nova fonte de eletricidade à sua matriz energética, mas os brasileiros ainda não prestaram atenção. Trata-se da energia produzida nas usinas de álcool e açúcar pela queima do bagaço de cana (geração termoelétrica).

Informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou ontem mais oito dessas usinas em municípios paulistas, em solenidade simultânea realizada no município de Barra Bonita (SP). Conforme o senador, as usinas de álcool e açúcar do país já produzem 7,2 mil megawatts. Essa energia já representa 6,6% da matriz energética do país. O potencial para 2020 é 13 mil megawatts, quase três vezes a geração da futura usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA), acrescentou o senador.

Eduardo Suplicy informou que, durante a solenidade de inauguração, o presidente Lula disse que, em breve, todos os cortadores de cana do país serão substituídos por máquinas colheitadeiras – cada uma faz o trabalho de quase 100 trabalhadores. O senador disse que o governo e os usineiros estão trabalhando para qualificar em outras profissões os ex-cortadores de cana, para ele um trabalho extenuante e degradante. Disse ainda que, nos últimos dois anos, o governo federal negociou com as usinas melhora nas condições de trabalho dos cortadores, como a instalação de banheiros, transporte em ônibus, equipamentos de proteção e alimentação mais adequada.

Renda Básica na Cracolândia

O senador petista informou ao plenário que, na semana passada, esteve na área do Centro de São Paulo conhecida como “Cracolândia”, acompanhado do ator e diretor teatral Asdrúbal Serrano. Ele pretendia distribuir uma cartilha sobre o programa Renda Básica da Cidadania, ilustrada pelo cartunista Ziraldo, mas a presença de um fotógrafo e um cinegrafista afugentou os viciados em crak.

Suplicy disse que no dia 23 de outubro, no Teatro Oficina, em São Paulo, haverá a apresentação de uma peça escrita por Asdrúbal Serrano sobre os viciados em crak e a Renda Básica da Cidadania. A seguir, haverá debate sobre o problema das drogas. O senador leu da tribuna uma parte da peça, onde há diálogos entre viciados e um traficante.