NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A taxa de desemprego no conjunto das sete regiões pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) recuou de 9,7% em novembro para 9,1% em dezembro. O contingente de desempregados foi estimado em dois milhões de pessoas, 142 mil a menos do que no mês anterior.
 
A taxa de desemprego diminuiu em todas as regiões pesquisadas no período. Belo Horizonte teve o menor percentual (5,2%), enquanto a maior proporção foi vista em Salvador (14,1%). Em São Paulo, a taxa em dezembro foi de 9%, inferior à verificada um mês antes (9,5%).
 
Entre novembro e dezembro foram abertos 116 mil postos de trabalho, sendo 99 mil no setor de serviços. A construção civil gerou 13 mil empregos e os outros setores criaram 22 mil ocupações. Em sentido contrário, a indústria demitiu 2 mil trabalhadores, e o comércio dispensou 16 mil profissionais.
 
Renda
 
Em novembro, no conjunto das regiões pesquisadas, o rendimento médio real dos ocupados aumentou 0,7%, para R$ 1.443. O reajuste dos assalariados, por sua vez, foi de 1,4%, para R$ 1.506.
 
O levantamento do Dieese/Seade é realizado junto às regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e o Distrito Federal.