NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A redução da taxa básica de juros de novembro e o afrouxamento das medidas de contenção do crédito no final do ano passado surtiram efeito no custo para financiamento dos consumidores. A taxa de juros média para pessoa física atingiu em dezembro o menor nível desde 1995, segundo levantamento da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Cinco das seis linhas de crédito pesquisadas pela associação caíram de novembro para dezembro. Apenas a taxa para o cartão de crédito não foi reduzida, ficando estável em 10,69% ao mês.
 
A maior redução foi apurada no empréstimo pessoal. O custo para esse tipo de operação ficou 4,1% mais baixo de novembro para dezembro.
A taxa média para pessoa física ficou em 6,58% em dezembro, um recuo de 1,35% em relação ao nível registrado em novembro. Esse valor representa uma taxa de 114,84% ao ano.
 
No ano, o custo médio para financiamento de pessoa física caiu 4,28% — 5,13 pontos porcentuais —, apesar de uma elevação da taxa básica de juros de 0,25 pontos porcentuais. A associação espera novas quedas no custo do crédito, já que a expectativa é de novos cortes na taxa básica de juros.