NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Os trabalhadores da construção civil de Curitiba e região estão programando uma greve geral que pode ser iniciada na próxima segunda-feira (11). A proposta de reajuste feita pelo sindicato patronal – aumento de 8,5% – não agradou a categoria que deve se reunir novamente com os representantes das empresas na próxima quinta-feira (7). Uma assembléia está convocada para a sexta-feira, quando os trabalhadores deverão decidir se entram ou não em greve.

“Nos reunimos no mês passado com os patrões, mas esta proposta não serviu para os trabalhadores. Queremos aumento real sobre a inflação. A media de reajuste nos demais estados foi de 12%, queremos algo acima disso”, afirmou Domingos Oliveira Davide, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Curitiba e região (SINTRACON). De acordo com ele, hoje são cerca de 40 mil trabalhadores da construção civil na RMC, com um piso salarial médio de R$ 1.014,00.

Ainda segundo Davide, em alguns casos a negociação feita diretamente com as empresas – sem intermediação do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (SINDUSCON) – tem trazido resultados mais satisfatórios aos trabalhadores. (Ouças as declarações no áudio acima)

Valorização da categoria

A principal reivindicação da categoria é ter uma participação maior nos rendimentos do setor, que tem sofrido um aquecimento considerável nos últimos meses. “Os baixos salários estão provocando evasão de trabalhadores. Muitos profissionais estão indo para outras áreas em função disso. Sem contar com a desmotivação dos jovens que tem demonstrado pouco interesse no setor. Por isso é necessário que a categoria seja valorizada”, argumentou Davide.

A última greve da categoria aconteceu em 2009, quando os trabalhadores chegaram a cruzar os braços por nove dias.

Fonte: Banda B