NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O protesto é contra o atraso no pagamento de salários.
Sindicato estima que 570 trabalhadores paralisem as atividades. 

Cerca de 230 trabalhadores da Construção Civil, que trabalham em obras de condomínios no Conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, pararam as atividades na manhã desta segunda-feira (7). O protesto é contra o atraso no pagamento de salários.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (Sintracomec), Cícero Custódio, os trabalhadores estão sem receber pagamento há mais de 40 dias. “Cerca de 48 haitianos não recebem há dois meses”, disse ao G1.

Ainda de acordo com informações do Sintracomec, funcionários que trabalham em duas torres entraram em greve, mas a expectativa é de que as oito torres em obras estejam com as atividades paralisadas nas próximas horas. “Se as empresas construtoras não aparecerem aqui até o meio dia todos os canteiros, com os 580 trabalhadores, vão paralisar”, contou.

“As empresas têm que se pronunciar. Temos direito de receber, a cada 30 dias, o pagamento pela convenção coletiva”, disse o vice-presidente do Sintracomec ao G1.

Além do atraso dos salários, os trabalhadores também reivindicam melhores condições de trabalho.”Estou com o fardamento rasgado porque a empresa não repõe há dois meses. A alimentação é péssima e os assaltos aqui na obra são constantes”, disse o trabalhador Cirineu Souza de 24 anos.

De acordo com informações de engenheiros da coordenação das obras, o pagamento era para ter sido realizado na sexta-feira (4), mas a empreiteira atrasou o repasse de documentos. O engenheiro coordenador da obra, Rafael Inoue, afirmou que a empreiteira se comprometeu verbalmente com os trabalhadores sobre o pagamento dos salários na sexta-feira (4) mas não conseguiu cumprir o prometido.

Os engenheiros se disseram surpresos com o protesto e afirmam estar em negociação com o sindicato para que o pagamento seja realizado ainda nesta segunda-feira (7).