NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Duas propostas de reajuste salarial serão votadas nesta quarta-feira (11) para os profissionais da construção civil que trabalham no Residencial Vista Bela, zona norte de Londrina. Desde segunda-feira (9) eles estão de braços cruzados, exigindo que a reposição, que era para ter sido paga em junho, seja depositada imediatamente na conta. A votação será a partir das 7 horas, no canteiro de obras.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon), Denílson Pestana da Costa, a proposta de reajuste é de 13%. “A primeira é de pagarem a diferença no salário dos trabalhadores até sexta-feira (13), se eles voltarem ao trabalho na quarta. A empresa não descontaria os dias parados”, contou o sindicalista. A segunda proposta é prevê, inclusive, a dispensa dos trabalhadores, caso não voltem a trabalhar.

“A outra eles fechariam o canteiro de obras, os trabalhadores vão embora, terão os dias parados descontados e o pagamento da diferença será na segunda-feira (16)”, explicou Costa. Ao todo, 1,2 mil funcionários devem votar em assembleia no canteiro de obras. A decisão deve sair ainda pela manhã.

Canteiro de obras

No local, estão sendo construídas 2.056 casas, que devem ser entregues em dezembro deste ano; e 656 apartamentos divididos em 41 blocos residenciais, a previsão de entrega destes imóveis é para junho de 2011. Um consórcio de três empresas é o responsável pelas obras. As residências fazem parte do programa federal Minha Casa, Minha Vida.