NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Mais de 3,1 mil trabalhadores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) de Curitiba, região metropolitana, região oeste e litoral podem entrar em greve a partir da próxima segunda-feira.

Se o impasse não se resolver no primeiro dia de paralisação, a população pode começar a sentir os efeitos da greve a partir de terça-feira, dizem os trabalhadores.

Durante o dia de hoje, operadores da estação de tratamento de água e de esgoto, da parte administrativa, leituristas, atendentes ao público e trabalhadores da manutenção ainda esperam um posicionamento da empresa.

“Se vier (hoje) alguma proposta por parte da empresa que atenda as expectativas, os trabalhadores poderão apreciar e não paralisar os serviços”, afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento (Saemac), Gerti José Nunes.

Por enquanto, a empresa ofereceu a reposição de 5% da inflação, o que os trabalhadores consideram insuficiente. “Considerando a defasagem do salário inicial, que hoje é de R$ 752, estamos pedindo piso de ingresso de R$ 1,2 mil”, reivindica Nunes.

O acordo coletivo da categoria venceu no fim de fevereiro e desde então não houve acordo entre funcionários e empresa. Os outros três sindicatos de trabalhadores da Sanepar, de Londrina, Maringá e Cornélio Procópio, devem encaminhar a decisão da greve para votação até o fim do mês.

Em nota, a Sanepar diz estranhar a posição do sindicato, em função do encaminhamento que vem sendo dado e confirma que pretende fazer uma nova rodada de negociação com os funcionários.