NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

contratuh_7_congressoCentenas de dirigentes sindicais do grupo turismo e hospitalidade estão em busca de um futuro melhor para o trabalhador da categoria. Esse é o tema do 7º Congresso Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade que iniciou na noite da última quarta-feira (8), em Salvador-BA.

A abertura da sétima edição do congresso nacional da Contratuh reuniu, além dos diretores da Confederação, o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), José Calixto Ramos, a secretária das relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Zilmara Alencar, e o secretário do Turismo do Estado da Bahia, Antônio Carlos Tramm, na oportunidade em nome do governador do estado, Jaques Wagner (PT).

Durante a solenidade, o presidente da Contratuh, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, enalteceu a presença de todos os participantes, e foi enfático ao tratar as prioridades do grupo turismo e hospitalidade até 2014.

“Os esforços precisam ser redobrados para a evolução do turismo nacional. O nosso maior patrimônio são os trabalhadores, e a qualificação a eles é a principal meta do setor. Todos nós precisamos tratar este assunto com seriedade e urgência”, disse.

Para Zilmara, a representatividade da Contratuh e da NCST traz um grande valor para toda a estrutura sindical. “Ambas as entidades fazem um grande trabalho, que serve de referência a todo o movimento sindical”.

José Calixto definiu a participação da Contratuh como fundamental para a Nova Central, e em especial para os trabalhadores em turismo e hospitalidade. “O companheiro Moacyr atua em diversas frentes em defesa dos trabalhadores que representamos”, declarou.

Investimentos em qualificação
Segundo Carlos Alberto da Silva, o MTur pretende dobrar os investimentos em qualificação e espera muito da parceria entre o ministério e a confederação dos trabalhadores. “Vamos construir tudo isso juntos, lado a lado”, definiu.

Em nome dos empresários do setor, Paulo Pedrosa, reiterou a parceria entre a Contratuh e a CNTur como um grande acréscimo ao trabalhador em hotelaria, bares e restaurantes. “Os empresários têm grande interesse em qualificar o trabalhador, e assim, ter um serviço de qualidade ao cliente”, disse.

Ao encerrar a cerimônia de abertura, Moacyr Auersvald agradeceu novamente a participação de todos, e desejou um excelente congresso, e que as palestras e debates “possam trazer melhorias diretas ao trabalhador que representamos”. O 7º Congresso Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade termina neste sábado (11).

Fonte: Diap