Com uma população predominantemente jovem, pessoas com mais de 55 anos no Brasil vêem sua bagagem e vivencia profissional simplesmente descartadas no mercado de trabalho. Segundo o IBGE, aproximadamente 18 milhões de trabalhadores têm mais de 50 anos e uma boa parte procura se recolocar quando se aposenta ou enfrenta o desemprego. Essas pessoas pertencem a uma geração que se compromete, tem disciplina e ética, aprenderam a obter resultados pelo esforço e se tornaram trabalhadores dedicados e disciplinados. São pessoas gostam de se sentirem ocupadas e são extremamente fiéis à empresa. Esses atributos são valores intrínsecos que essa geração possui, sendo muito valorizados hoje dia e, mesmo assim, os profissionais mais grisalhos encontram dificuldades para se recolocar num mercado em constante mutação.
Carreira é feita de ciclos
A vida e a carreira são feitas de ciclos, que podem se renovar por muitos anos ao longo da maturidade. Isso só depende de planejamento. Se a pessoa vai se manter na mesma área em que estava trabalhando, ela provavelmente vai ter que fazer um curso de reciclagem, para ver se não tem alguma nova tecnologia na área e assim por diante. Agora, se a pessoa quer mudar totalmente de área, ela realmente vai ter que fazer um curso para aprender aquilo com o que ela vai trabalhar.
Ter em mente o que fazer
É muito importante saber se quer voltar ao mercado de trabalho como funcionário ou se pretende abrir um negócio. Ser empregado é muito diferente de ser patrão. Um empregado tem uma cabeça de recebimentos a cada 30 dias. Um empreendedor, às vezes, pode passar meses sem receber pró labore. Hoje, um aposentado de Fortaleza está ganhando dinheiro ajudando outros aposentados. Seu Maurício dos Santos se destacou na carreira militar como dentista do Exército e, durante muitos anos, foi administrador de hospitais militares em Vitória e Fortaleza. Hoje na reserva, ele aproveitou a experiência como gestor para abrir uma empresa de prestação de serviços, principalmente para quem já passou dos 60 anos. Hoje, Mauricio conta com seis funcionários fixos e 25 colaboradores terceirizados. Ele aconselha as pessoas a não pararem de trabalhar, com isso você vai ter uma vida mais longa. Não existe idade avançada. É só querer trabalhar, que há condições de levar a vida melhor.
Valorizar o que tem de melhor
Quem procura emprego nessa faixa etária deve valorizar o que tem de melhor: a maturidade e a experiência. O que se espera de uma pessoa com mais idade é o seu domínio emocional: você conseguir se manter calmo em situações onde pessoas mais novas talvez perdessem um pouco o domínio das emoções. Se você se sente melhor como empregado, as funções de atendimento ao público trazem muitas oportunidades. Supermercados, livrarias e companhias aéreas são alguns dos setores que contratam funcionários de mais idade.
Empresa contrata profissional com 69 anos
A empresa Concargo, situada em São José dos Pinhais, selecionou por nosso intermédio um profissional responsável por vendas de equipamentos aplicados no bombeamento de concreto para grandes obras. Como se trata de um segmento de alta tecnologia, onde poucas empresas atuam no concorrido mercado, em três semanas entrevistamos e avaliamos um pouco mais de 15 profissionais, chegando a 06 candidatos finalistas. Entre os finalistas, destacou-se o profissional Ruben Barbi, com 69 anos de idade, administrador de empresas com experiência na direção comercial junto aos principais fabricantes de equipamentos para construção civil e bombas para concreto. Embora aposentado, o profissional escolhido estava ativo e atuava como consultor comercial junto a grandes e médias concreteiras.
curtas
*Ernesto Pedroso, presidente da Previsul, comemora pelo segundo ano consecutivo o destaque da empresa entre as 50 maiores seguradoras de Previdência e Vida, segundo o Anuário Valor 1000. Outra conquista foi a 12ª colocação no item aplicações financeiras. O Valor 1000 é uma publicação anual do jornal Valor Econômico, que tem a chancela da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, e seleciona as mil maiores empresas de 25 setores da economia com base nos dados do ano anterior.
*Nesta sexta-feira (16/09), às 19h, acontece a abertura na Galeria Endossa da mostra fotográfica “Libres y Locos”. Os trabalhos exibidos são resultado de uma viagem realizada no mês de maio por 15 alunos da escola de fotografia Portfólio a Buenos Aires, Colonia del Sacramento e Montevidéu. Endereço: Rua Vicente Machado, 1047 – Batel.
*Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, Curitiba sedia o Congresso Nacional de Executivos de Finanças, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná (Ibef-PR). Informações: www.ibefpr.com.br/conef2011
Frase:
“Os problemas nunca podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento que os criou.”
(Autor desconhecido)