NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O Brasil registra quase sete mortes por dia em acidentes de trabalho. Nesta sexta-feira (2), no Rio, o Tribunal Superior do Trabalho lançou um programa nacional para reduzir esse número. Especialmente na construção civil.
 
Falta um ano para a inauguração e a obra do Maracanã parou. Os operários participaram da abertura do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
 
Bebeto e Ronaldo – ídolos do futebol – se juntaram às autoridades para incentivar o trabalho seguro. “É muito importante que eles tenham consciência do uso do equipamento de segurança”, afirma Ronaldo.
 
“Aqui foi somente o início, vai servir para o país todo”, opina Bebeto.
 
“Nós queremos expandir a prática desse atos públicos como forma de educação dos trabalhadores e empresários para a necessidade de prevenção dos acidentes de trabalho”, explica João Oreste Dalazen, ministro do TST.
 
Um operário da construção civil tem três vezes mais risco de se envolver num acidente fatal do que qualquer outro trabalhador brasileiro.
 
Em 2010, foram 54 mil acidentes. Quase 20% de todos os acidentes de trabalho na indústria.
 
No Rio, foi criada uma espécie de selo de qualidade para quem dá exemplo de segurança. Em uma obra que visitamos, os avisos não deixam ninguém esquecer da proteção. Todos usam capacetes, óculos, luvas , gancho, cintos.
 
Além do equipamento de proteção individual, a obra tem também equipamentos de proteção coletiva. A área do fosso do elevador, por exemplo, fica cercada e coberta para evitar acidentes.
 
É assim em todo o prédio. O treinamento é diário. Aos poucos, vai mudando o hábito dos trabalhadores.
 
“Como nós viemos inteiros, é necessário que nós retornemos inteiros para o nosso lar”, diz um operário.