NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O que deve ser feito para melhorar a acessibilidade do TST? Com a proposta de dar solução a essa questão, reuniu-se hoje (7) pela primeira vez a Comissão Especial de Acessibilidade instituída recentemente pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, com o objetivo de assegurar às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a possibilidade de exercer seus direitos, por meio de “ações eficazes que propiciem a sua inclusão e adequada ambientação” no Tribunal. Caberá à comissão o planejamento, elaboração e acompanhamento de ações e projetos destinados não somente às pessoas com deficiência, mas a todos os servidores e usuários do TST.

Apesar de modernas e adequadas às pessoas com deficiência, as instalações do TST ainda necessitam de ajustes. Muitos deles são de fácil solução, a exemplo de dois carrinhos elétricos, como os encontrados em supermercados e shoppings, que serão colocados à disposição das pessoas com deficiência permanente ou daquelas que eventualmente estejam com dificuldade de locomoção.

A comissão é formada por representantes do Gabinete da Presidência, dos Órgãos Judicantes, das Secretarias de Tecnologia da Informação e de Comunicação Social e das Coordenadorias de Manutenção e Projeto, de Saúde e de Desenvolvimento de Pessoas. A próxima reunião está marcada para sexta-feira próxima, mas a comissão já tem uma tarefa: providenciar o levantamento de servidores com deficiência e suas respectivas necessidades.