Você já imaginou ser possível construir toda a alvenaria de uma casa, com as fiações, estrutura, paredes e tubulações em apenas um dia? Com a tecnologia de concreto moldado ”in loco”, hoje usada pela Cohabra Habitacional Brasil, empresa da Teixeira Holzmann especializada para atender o consumidor do primeiro imóvel, isso não só é possível como está sendo realizado no Residencial Village Alto da Warta. Já são 29 casas que foram construídas em menos de dois meses, formando uma verdadeira linha de produção no canteiro de obras.
”No início demoramos cerca de dois dias para cada casa, até o pessoal aprender a montar os moldes e injetar o concreto. Hoje demoramos um dia para cada uma, um tempo que não é possível conseguir com uma construção convencional. É uma linha de produção”, explica Auro Grotti, engenheiro responsável pela obra. As casas que estão sendo construídas no local demorariam de 20 a 30 dias para ficarem prontas, e mais de um ano para que todas as 113 casas estivessem preparadas para moradia. Com a tecnologia usada, toda elas ficarão prontas em até seis meses.
O concreto ”in loco” é um sistema que usa moldes de placas de alumínio. A fundação da casa é erguida no sistema convencional da construção e a estrutura é feita de ferro. Quando esse processo está pronto, as placas de alumínio, ajustadas por pinos, são montadas em volta da estrutura e preenchidas com concreto leve. Cerca de 12 horas após esse processo, elas são retiradas e toda estrutura – já com fiação e tubulação – está pronta para receber o telhado e o acabamento. O resultado, segundo o engenheiro, é uma parede de grande resistência, com boa acústica e conforto térmico para o morador.
”A vantagem é que economizamos até 20% no custo final da obra, porque não necesitamos de várias equipes na obra como carpinteiros, armador, pedreiro, rebocador, só um pessoal que aprenda a usar as placas, e também usamos menos materiais. E essa economia é repassada uma parte para o morador e outra parte para comprar acabamentos de melhor qualidade”, salienta. Além disso, fazer o acabamento em uma casa moldada demora cerca de 15 dias, enquanto uma convencional demora até 45.
Sistema monolítico
A Construtora Rossi também investe nesse tipo de moldes de alumínio, mas os chama de Sistema de Monolítico. ”Estes diferentes sistemas de industrializações permitem atuarmos nas mais diferentes regiões do país e condições de implantações dos empreendimentos, sempre buscando ganho de produtividade, redução do desperdício, aumento de qualidade e atendendo as necessidades comerciais”, considera o diretor de engenharia da Rossi, Renato Diniz.
Na mesma linha, a companhia utiliza outras tecnologias nos seus projetos voltados para o segmento econômico. Nas fábricas da Rossi são produzidas paredes, lajes, escadas, baldrames, contra-marcos e muro de fechamentos para as obras. Após estes materiais estarem prontos, eles são transportados para os canteiros, reduzindo o desperdício e aumentando a qualidade e precisão das obras. Juntas, as fábricas possuem uma capacidade de produção de até 4 mil unidades por ano.