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Pedido partiu do grupo de trabalho que analisa alternativas à proibição

A restrição ao tráfego de caminhões na Linha Verde começará a valer a partir de 1º de julho deste ano. O prazo, inicialmente previsto para março, foi adiado pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, atendendo solicitação de empresas do setor de cargas que argumentaram ser necessário mais tempo para se adequar às exigências da Zona de Tráfego de Cargas (ZTC) Linha Verde.
Na semana passada empresas do setor de transporte de cargas e concessionárias, que fazem parte de um grupo de trabalho criado para encontrar alternativa à restrição na Linha Verde, se reuniram na Urbs. Eles pediram adiamento de 90 dias para a medida entrar em vigor enquanto as empresas que estão instaladas na Linha Verde se adequem ou, ainda, que uma outra saída viável seja implementada.
O grupo de trabalho foi criado em janeiro deste ano e pretende, entre outras, mostrar para a Urbs que os caminhões não são o maior problema na Linha Verde. A Urbanização de Curitiba justifica a restrição afirmando que os caminhões representam pelo menos 25% do tráfego na avenida. Porém, os sindicatos que representam as empresas transportadoras e os caminhoneiros mostram que o fluxo de caminhões na Linha Verde é de 15%, no máximo.

A própria Urbs divulgou em outubro de 2010 que o tráfego naquele mês foi de 1,2 milhão de veículos passando no sentido Sul, sendo 99.2 mil caminhões. Mas como a Urbs considera que cada caminhão ocupa o espaço de pelo menos três veículos de passeio, com isso corresponderia a cerca de 300 mil veículos.
De acordo com a portaria da Urbs, apenas veículos com capacidade de carga de até sete toneladas e sete metros de comprimento terão circulação permitida em qualquer horário. Caminhões com capacidade para sete a dez toneladas e com sete a dez metros de comprimento terão circulação permitida na Linha Verde de segunda a sexta-feira das 10 às 16 horas e das 20 às 7 horas e, nos fins de semana, das 14 horas de sábado às 7 horas de segunda-feira.

Para caminhões com carga de 10 toneladas a 14 toneladas e de 10 metros a 14 metros de comprimento, a circulação ficará restrita aos horários entre 20 e 7 horas, nos dias de semana, e das 14 horas de sábado a 7 horas de segunda-feira. Veículos prestadores de serviços de utilidade pública, em serviço e com dispositivos de iluminação intermitente ou rotativa ligados, terão circulação livre, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.
Negociação — Neste período, o grupo de estudos continuará a procurar alternativas que não afetem as mais de 30 empresas que estão instaladas an Linha Verde e arredores. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Setcepar), Gilberto Cantu, o setor não é contra restrições de tráfego, mas considera diferente a posição das empresas já instaladas na Linha Verde, e que seriam prejudicadas com a portaria.

Para ele, um trabalho educativo com os motoristas de veículos pesados que apenas cruzam a Linha Verde deveria vir primeiro. O trabalho seria de convencimento pelo uso do Contorno de Curitiba.

Fonte: Bem Paraná