NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Os contêineres, antes utilizados apenas para armazenamento de cargas ou por empresas da construção civil, passaram a fazer parte da paisagem fixa das cidades. São os chamados contêineres habitáveis, que servem de moradia e até mesmo de comércio em Sorocaba, interior de São Paulo.
 
Na cidade, a estrutura foi utilizada até mesmo para a construção de uma loja. Na parte de dentro, o espaço foi adaptado para caber as araras, o balcão e os provadores. A iluminação já veio embutida e a dona decidiu instalar climatizadores. A loja ficou pronta em 15 dias – tempo muito menor do que se fosse feita de alvenaria.
 
E esse é apenas um exemplo de uso dos cointêineres habitáveis. Eles são mais leves do que os de armazenamento de carga e já vêm adaptados. Em uma fábrica de Mairinque, também no interior de São Paulo, as instalações elétrica e hidráulica estão incluídas no preço, que varia entre R$ 10 mil e R$ 18 mil  cada. Com a Copa do Mundo no Brasil e os projetos voltados para o pré-sal, a fábrica já tem encomendas para os próximos cinco anos.