NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Inflação dos alimentos e dos serviços faz da economia do vale uma tarefa mais que difícil

Por Valor Investe — São Paulo

Comer está caríssimo. Comer fora, nem se fala. Apesar de a inflação oficial (IPCA) ter desacelerado, o preço dos alimentos continua subindo e muito. A redução de impostos dos combustíveis, da energia e da telefonia não alcançaram o que há de mais básico e necessário para as pessoas: a comida.

De acordo com um estudo da empresa de benefícios VR, mais de 70% dos brasileiros gasta todo o vale-refeição antes da próxima recarga. Ou seja, não conseguem fazer com que o benefício dure o mês inteiro.

Além do desafio da alta de preços, há ainda questões comportamentais que levam a esse quadro. Com atitudes bem simples, dá para tentar fazer uma redução de danos e manter a situação sob controle. Confira as dicas.

De olho no saldo

Está mais fácil do que nunca consultar o saldo do vale, por meio de aplicativo. É importante sempre saber quanto já gastou para entender se precisa maneirar no uso para que o benefício dure até o fim do mês.

“Para ter maior controle, divida o valor integral do benefício pelo número de dias úteis do mês, assim será possível saber qual o gasto diário máximo. Atualmente o cálculo é realizado automaticamente no aplicativo de seu benefício a cada recarga, e ao consumir, o saldo se adapta ao gasto e informando uma nova estimativa de consumo diário”, afirma a VR, em nota.

Fidelidade

Já conhece o restaurante? Sabe os dias de promoção e os preços que praticam? Dê preferência para aqueles que oferecem refeições equivalentes ao seu valor diário no vale-refeição.

Equilíbrio

Se um dia você gastou mais do que devia, tente compensar nos dias seguintes. Se a coisa ficar feia mesmo, há a opção de comprar refeições prontas nos supermercados que aceitam o benefício. É uma maneira de economizar, já que o valor do serviço que se cobra nos restaurantes não costuma vir incluso no preço.

Promoções e descontos

Sempre fique de olho em promoções. Não só nos restaurantes, mas também em aplicativos de entrega. Você também pode escolher o prato do dia, que costuma vir com um desconto em relação aos demais do menu.

VALOR INVESTE /// https://valorinveste.globo.com/objetivo/organize-as-contas/noticia/2022/08/30/vale-refeicao-acaba-antes-do-tempo-para-70percent-dos-trabalhadores-veja-como-economizar.ghtml