NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

As vendas industriais paranaenses registraram alta de 10,81% no primeiro trimestre deste ano em comparação a igual período de 2010. A indústria também empregou mais no período, com um crescimento de 6,22% no ”pessoal empregado total” e de 4,18% no ”pessoal empregado na produção”. No mês de março, por conta do Carnaval, o crescimento foi menos significativo: 6,61% em comparação a março de 2010. Os dados foram divulgados ontem pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). 

”Este primeiro trimestre foi marcado por uma intensa atividade industrial e, consequentemente, um bom nível de emprego, caracterizando-se como o melhor trimestre para a indústria do Paraná de toda a série histórica pesquisada pela Federação há 25 anos”, destacou Roberto Zurcher, economista da Fiep. O bom desempenho da atividade industrial de janeiro a março, segundo o economista, é consequência do aquecimento da economia em geral, do crescimento do nível de emprego e renda da população. 

Nove dos 18 gêneros pesquisados registraram aumento de vendas no primeiro trimestre. Dentre eles, vestuário (+29,85%). Em relação ao emprego, 11 dos 18 gêneros ficaram positivos, entre eles vestuário (+24,96%) e metalúrgica básica (+19,51%).