NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Uma brincadeira do vereador Julio Cesar Sobota pode levá-lo a uma punição do Conselho de Ética da Câmara Municipal de Curitiba. Menos de uma semana depois de faltar à sessão plenária e ir ao jogo do Atlético Paranaense, o parlamentar postou ontem (07), no seu perfil na rede social Facebook, uma mensagem debochada pedindo um atestado médico para comparecer ao próximo jogo do Atlético, que acontece hoje, às 17 horas, no Ecoestádio, em Curitiba.

Na mensagem, o vereador diz: “Aí galera da caveira, da uma força pro gordão. Alguém tem 1 atestado médico pra me emprestar ??? Quarta tem jogo do FURACÃO no campo do Malutrom e se eu faltar no trampo, de novo, os cornetas de plantão (…) vão me xaropear (…). Torcida que tem a família como prioridade é a nossa cara!!!”. No final da mensagem, Sobota ainda diz “… quarta feira, estaremos lá no mesmo local, no mesmo horário, pra ajudar como sempre o nosso Furacão”.

Horas depois a mensagem foi apagada da página do vereador, que novamente postou ironizando a polêmica. “É galera, a turminha do microfone e da telinha ja estão na minha bota. Querem saber se o papo do atestado é verdade. É, realmente não aconteceu nada de mais importante na cidade do que a mensagem do gordão no Face”.

Por conta da brincadeira, o vereador Julio Cesar Sobota já foi convocado pela Comissão de seu partido – PSC – para uma reunião. Além do partido, a corregedoria-geral da Câmara Municipal também vai convocá-lo a prestar esclarecimentos.

Segundo o vereador Roberto Hinça, que é corregedor-geral do Conselho de Ética da Casa, hoje ele vai reunir todas as postagens da rede social do colega e as publicações que saíram na imprensa a respeito do assunto para analisar, e então chamará Sobota para esclarecer os fatos.

“Se entendermos que há alguma irregularidade, vamos encaminhar o processo para o Conselho de Ética, que tem a atribuição para investigar e julgar o fato. Na corregedoria não temos como aplicar qualquer punição”, explicou Hinça. No Conselho de Ética, após a defesa e a investigação, os vereadores decidem se haverá punição ou não. Elas podem variar entre advertência verbal, advertência por escrito, perda temporário do mandato (afastamento por até 90 dias) e até perda definitiva do mandato.

Na sessão plenária de ontem, Julio Sobota subiu à tribuna e disse que as postagens eram uma brincadeira. Alguns vereadores, como Algaci Tulio (PMDB), mostraram-se solidários a ele. “Acho que está se dando destaque demais para essa ausência dele. A vereadora Renata Bueno está ausente há mais de um mês e ninguém fala nada dela. Sou solidário a ele nesse sentido”, disse o peemedebista.

Na última semana, Sobota faltou à sessão legislativa na tarde de quarta-feira (1º) e foi ao jogo do Atlético, porém, sua assessoria de imprensa disse que o parlamentar tinha ido a uma consulta médica. Ele foi visto a partir das 17 horas no estádio.

Segundo o vereador Tico Kuzma (PSB), que na semana passada era o presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Sobota apresentou justificativa para a falta de 1º de fevereiro e alegou que tinha um compromisso anteriormente assumido. O vereador do PSC não deixou claro qual foi o motivo da falta e por isso a justificativa foi indeferida, segundo Kuzma.

Abaixo, na íntegra, a reprodução do texto que o parlamentar Julio Cesar Sobota postou no seu perfil na rede social Facebook