NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Na manhã desta segunda-feira (22), às 11h, a Via Campesina realiza coletiva à imprensa com os representantes dos movimentos sociais para falar sobre o Acampamento Nacional, que vai ser realizado em Brasília a partir desta data, e da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária que acontece em todo o Brasil.

A coletiva vai ser realizada na tenda da cultura, dentro do acampamento, localizado no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson (em frente às entradas 2 e 3).

As mobilizações trazem em sua luta quatro pautas básicas: o assentamento imediato das 60 mil famílias acampadas; a recomposição do orçamento do Incra para obtenção de terras – cujos R$ 530 milhões para desapropriações no ano já foram executados; a renegociação das dívidas da agricultura familiar, contra o fechamento das mais de 24 mil escolas no campo nos últimos oito anos.

Manifestações toda semana
Quatro mil trabalhadores rurais farão manifestações em Brasília ao longo de toda semana, incluindo o ato unificado, na quarta-feira (24), com outras entidades e organizações, como as centrais sindicais, servidores públicos, estudantes, petroleiros, dentre outros.

Serão mais de 15 mil trabalhadores exigindo a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem diminuição salarial, a garantia de que 10% do PIB nacional e 50% de toda renda do petróleo do pré-sal sejam destinados à educação, e a efetiva realização da Reforma Agrária.

A Via Campesina é uma articulação internacional de movimentos sociais camponeses.

No Brasil, é integrado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Pescadores e Pescadoras, Quilombolas, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), além do Sindicato dos Trabalhadores da Embrapa (Sinpaf), da Federação dos Estudantes de Agronomia e da Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal.