NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A negligência dos homens com a própria saúde faz com que eles tenham uma perspectiva de vida de 7 a 8 anos menor do que as mulheres. Por isso, da mesma forma como é feito com as meninas, as famílias devem levar seus filhos a consultas médicas e submetê-los a exames desde a adolescência.

O alerta é do presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Alfredo Félix Canalini, para reforçar a importância do cuidado com a saúde masculina e evitar o câncer de próstata, que é o mais incidente no homem e o segundo que mais mata, atrás apenas dos tumores de pulmão.

A campanha Novembro Azul deste ano tem o foco na conscientização dos brasileiros sobre a necessidade de cuidar de sua saúde de forma rotineira, e não apenas quando aparece algum problema…

Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de câncer. No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia.

Ao longo deste mês, o conteúdo das redes sociais e do site da Sociedade Brasileira de Urologia está voltado para a saúde masculina, e há lives com médicos de diversas especialidades.

Também para marcar o mês de alerta à saúde masculina, servidores de órgãos públicos estaduais e municipais passaram a usar na roupa um laço na cor azul e vários monumentos e prédios históricos na capital fluminense estão iluminados também com a cor azul.

Rádio Agência Nacional