Os servidores municipais de Guaraniaçu reelegeram, nesta quinta-feira (5/9), a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guaraniaçu (SISMUAÇU). A chapa única, liderada pela atual presidente Miriam Ferreira de Almeida Gemelli, comandará a entidade no período de 2025 a 2029. A eleição foi realizada com uma urna fixa e duas itinerantes, tendo uma participação significativa dos associados. Dos 181 votos totais, 174 foram para a chapa única, com 1 voto nulo e 6 votos brancos, resultando em 96% de aprovação.
Miriam Gemelli agradeceu a presença dos servidores e o apoio dos representantes da Nova Central Sindical de Trabalhadores e da Fesmepar, que auxiliaram no processo eleitoral. Ela destacou a importância do compromisso com os servidores e mencionou os objetivos de sua gestão, como buscar soluções eficientes para os desafios da categoria.
Entre as prioridades para o próximo mandato estão a negociação das reposições salariais, a atualização do estatuto dos servidores, melhorias no plano de cargos e salários, e a extensão do vale-alimentação para os 12 meses do ano. A presidente também mencionou o trabalho realizado na gestão atual, incluindo a criação do Cartão Filiado, que oferece descontos no comércio local, a garantia do rateio do FUNDEB aos profissionais da educação, e o sucesso de 81 ações judiciais a favor dos servidores, com outras ainda aguardando decisão.
Além disso, Miriam destacou as negociações em andamento para tornar o vale-alimentação um direito permanente, a reposição salarial anual acima da inflação, a implementação do piso salarial da enfermagem, e o aumento nos salários de 36 cargos. A diretoria eleita tomará posse em 1º de janeiro de 2025 e administrará o sindicato até 2029.