NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Em Sorocaba, no interior de São Paulo, o setor que liderou a lista de casos de acidentes de trabalho em 2011 foi a indústria. Segundo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, foram 410 acidentes. A construção civil vem em segundo lugar, com 262 ocorrências. Já o comércio, em terceiro, com 255.
A quantidade de pessoas acidentadas durante o trabalho na cidade cresceu nos últimos anos. Em 2008, foram registrados 1.746 casos e 19 mortes. Já em 2011, foram 3.900 notificações, com 17 mortes.
As principais seqüelas dos acidentes mais graves são amputações, queimaduras e fraturas nos membros superiores.
Para o Cerest, o aumento na quantidade de notificacoes de casos em Sorocaba não significa exatamente que mais pessoas sofreram acidentes no trabalho e sim, que mais casos deixaram de ser omitidos e entraram para as estatísticas.
A entidade realiza ações de prevenção para melhorar as condições de trabalho. A meta este ano é chamar atenção para a responsabiliade também dos planos de saúde e hospitais privados.
Em algumas indústrias, reuniões sobre segurança de trabalhos são feitas todos os dias. O uso de equipamentos de proteção individual é obrigatório, e o funcionário que não obedecer essas regras sofre advertências, como mostra a reportagem do Tem Notícias.