NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Regras de utilização foram estabelecidas por um decreto municipal em 2004.
Punição para o dono inclui retirada da mesma e multa no valor de R$ 100.

A Agência Municipal de Trânsito (AMT) deve começar, em dezembro, uma ação de fiscalização de caçambas irregulares em Goiânia. Com o avanço da construção civil em Goiás, as caçambas podem ser encontradas com facilidade pelas ruas da cidade. As regras de utilização do equipamento em obras foram estabelecidas por um decreto municipal em 2004 e a responsabilidade pela fiscalização é da AMT.

Há cinco meses o vendedor Flávio Camargo bateu com a moto em uma caçamba no Setor Sudoeste e teve fraturas no fêmur e no joelho.

Ele já passou por duas cirurgias, mas ainda usa muletas. “Na curva eu já bati direto na caçamba. Ela estava bem rente à esquina e afastada do meio fio, como se fosse um carro mal estacionado”, conta.

Irregularidades
O chefe de fiscalização da AMT, Caubi Martins de Faria, admite que há muitas caçambas irregulares na cidade. Ele afirma que o órgão planeja uma ação especial para coibir as irregularidades: “Nós devemos começar um trabalho no máximo até o mês que vem para recolher as caçambas que estiverem em situação irregular”.

Regras
As caçambas só devem ser colocadas nas calçadas onde é permitido estacionar e, a no mínimo, cinco metros de esquinas e de entradas de garagens e, a no máximo, cinco centímetros do meio-fio. Também é necessário a identificação do equipamento, com o número de registro da AMT, telefone da empresa e faixas refletivas.

A punição para o dono de caçamba colocada em local irregular inclui a retirada da mesma e uma multa no valor de R$ 100.