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A Brazil Hospitality Group (BHG), rede hoteleira da GP Investments, planeja movimentar R$ 600 milhões nos próximos cinco anos, até 2015, para a inauguração de 40 hotéis no período. Esse total inclui recursos próprios, financiamentos e parcerias com potenciais parceiros e investidores.

“Nossa meta nos próximos cinco anos é inaugurar uma média de oito hotéis por ano, ou o equivalente a 1,5 mil quartos a cada ano”, afirma o presidente da BHG, Peter van Voorst Vader.

Parte do plano de expansão da BHG teve início ontem, quando reinaugurou três empreendimentos que eram administrados por outras empresas. Dois hotéis ganharam a bandeira Tulip Inn (três estrelas) em Belém (Pará) e o terceiro adotou a mesma marca em Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

Depois do Carnaval, a rede vai inaugurar um hotel em Vitória (Espírito Santo), em parceria com o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ). O investimento no empreendimento, que adotará a marca Golden Tulip (quatro estrelas), é de R$ 63 milhões.

A BHG agrega 650 apartamentos com os quatro hotéis e passa a acumular 7 mil quartos em 36 hotéis no país. Assim, consolida-se como a terceira maior rede de hotéis do país, em oferta. A Atlantica Hotels, segunda maior rede, tem cerca de 13 mil apartamentos. A Atlantica já anunciou que pretende alavancar R$ 2 bilhões com investidores para a construção de 36 hotéis no país até 2014. A líder Accor, por sua vez, informou no ano passado que vai movimentar R$ 1,2 bilhão na América Latina até o ano que vem, em 75 empreendimentos, sendo 80% no Brasil.

A BHG tem outras duas parcerias com a Previ. São dois hotéis em Brasília, sendo um da bandeira Golden Tulip, e outro da marca de cinco estrelas Royal Tulip. Este último vai abrigar a comitiva do presidente americano Barack Obama, que entre os dias 19 e 23 de março estará em viagem oficial ao Brasil.

Além dos investimentos para a construção de novos hotéis, a BHG planeja crescer no Brasil por meio de aquisições. O último negócio foi anunciado no fim de dezembro, com a compra do Intercontinental, do Rio de Janeiro.

O valor do negócio não foi divulgado, mas fontes do setor de turismo estimam que o valor teria sido próximo a R$ 100 milhões. A compra, a nona protagonizada pela BHG desde que foi fundada, em 2007, foi fechada com a Brookfield Incorporações. O tradicional hotel de São Conrado, zona sul do Rio, vai adotar a bandeira Royal Tulip (cinco estrelas).

A reforma do Intercontinental vai consumir R$ 25 milhões. As obras começam no segundo semestre. A BHG acumulou no terceiro trimestre de 2010 receita líquida de R$ 86,4 milhões, alta de 55,6% diante dos R$ 55,5 milhões do mesmo período de 2009.