NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou ontem (16) que a crise da dívida europeia piorou nos últimos meses e classificou a situação como sendo “muito grave”. “Não podemos negar a gravidade da situação”, afirmou Draghi.
A declaração foi dada em audiência no Parlamento Europeu em Estrasburgo, onde compareceu na qualidade de chefe do Conselho Europeu de Risco Sistêmico. Draghi afirmou que a crise foi classificada em outubro, por seu antecessor, Jean-Claude Trichet, como “sistêmica”, mas que vem piorando desde então.

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou, nesta segunda-feira, de “AAA” (a mais alta existente) para “AA+” a nota de risco da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês), o fundo constituído para auxiliar no “resgate” das economias do bloco em dificuldades.

A redução da nota do EFSF vem em seguida do rebaixamento dos ratings de nove países europeus na sexta-feira (13). Na prática, essa mudança, segundo a agência, aponta que os títulos do fundo já não são mais completamente respaldados por seus membros garantidores.

com agências