NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Oitenta por cento dos trabalhadores cubanos que desempenham suas tarefas de maneira independente do Estado optou por sindicalizar-se, informou o secretário geral da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC), Salvador Valdés Mesa.
A cifra “reflete a disposição da maioria deles de se organizar e ser representados pelos setores afins às especialidades e ofícios que desempenham”, expressou Mesa, em declarações publicadas na sexta-feira (6) pelo diário oficial Granma.

Atualmente existem na ilha cerca de 357.000 empregados por conta própria, mais do dobro da quantidade de 2010, que aumentou assim que o presidente Raúl Castro flexibilizou as normas para os pequenos empreendedores nos marcos de uma atualização econômica do modelo cubano. 

As leis aprovadas por Castro permitem aos trabalhadores independentes filiar-se aos sindicatos ligados à CTC – única em Cuba -, vinculada ao governo e ao Partido Comunista.

Os setores que concentram hoje o maior número de trabalhadores não estatais sindicalizados são o de Comercio e Gastronomia com mais de 100.000 – e agrupa a centenas de proprietários de cafeterias ou ‘paladares’ (pequenos restaurantes) – e o de Transporte – para táxis – com perto de 60.000, os quais se agrupam para sua atenção por meio de delegados, comitês ou seções sindicais, expressou Valdés

“Representamos em igualdade de condições a todos os trabalhadores do país, estatais ou não estatais, com a missão de organizá-los, ajudar no seu treinamento e formação e elevar sua cultura política e econômica”, assinalou.