NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Presidente demonstra preconceito contra região em que saiu derrotado nas urnas e desconsidera que nordestinos são grande parte da população do Sudeste.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstrou preconceito ao associar os nordestinos ao analfabetismo em fala na quarta-feira (5). Para Bolsonaro, a derrota que sofreu para Lula (PT) na região acontece pelo fato de a região Nordeste ter altas taxas de analfabetismo, confira a fala de Bolsonaro:

“Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores na região.”

No Nordeste, Lula teve 67% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro teve 26,8%. Em quantidade de votos foram 21,7 milhões de votos para o ex-presidente contra 8,7 milhões do atual mandatário, uma diferença positiva para Lula em, aproximadamente, 13 milhões de votos.

No total das cidades nordestinas, Lula venceu em quase todas. Do total de 1.794 cidades da região, o ex-presidente venceu em 1.779 cidades, enquanto Bolsonaro venceu em apenas 15.

Em 2019, Bolsonaro já havia se envolvido em polêmica ao se referir aos nordestinos com o termo “paraíba” – forma pejorativa utilizada no Rio de Janeiro para indicar a população mais pobre e marginalizada. Na ocasião, a fala foi direcionada ao então governador do Maranhão, Flávio Dino: “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão [Flávio Dino]. Tem que ter nada com esse cara”, disse.

Ao repetir preconceitos, Bolsonaro mostra que também desconhece que grande parte da população que vive no Sudeste é composta por migrantes nordestinos e seus familiares que ajudaram a construir e desenvolver os estados em que saiu vencedor.

Além disso, o presidente não enxerga importantes avanços na educação do Nordeste como o que foi destacado pela governadora do Ceará, Izolda Cela em seu Twitter que: “De acordo com os dados do INEP/MEC, o Ceará tem atualmente 87 das 100 escolas com melhores desempenhos no País nos anos iniciais do ensino fundamental.

VERMELHO

https://vermelho.org.br/2022/10/06/derrotado-no-nordeste-bolsonaro-associa-regiao-ao-analfabetismo/