NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O Datafolha registrou, na segunda-feira (30), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pesquisa sobre avaliação do Governo Lula e sucessão presidencial. O contratante é o jornal Folha de S.Paulo.

Na pesquisa, serão ouvidos 4.290 eleitores entre quinta e sexta-feira (3). De acordo com a legislação, os resultados poderão ser divulgados a partir de sábado (4).

Pesquisa Ibope contratada pela TV Globo também deve ser divulgada até o final da semana. Na sexta-feira, o instituto encerra as entrevistas de nova sondagem sobre a disputa à Presidência da República.

O Vox Populi também registrou uma nova pesquisa. A expectativa é que os resultados dos três institutos não apontem para grandes oscilações na intenção de votos.

Pesquisas diárias encomendadas pelo PSDB têm mostrado nos últimos dias que Dilma Rousseff parou de subir e José Serra deixou de cair. Levantamentos internos do PT indicam a mesma tendência.

Dilma na frente

Na última pesquisa Ibope, divulgada no sábado (28), pelo Jornal Nacional, a candidata Dilma Rousseff (PT) aparece na frente na corrida pela Presidência da República. A petista tem 51% das intenções de voto contra 27% do adversário José Serra (PSDB).

De acordo com o Ibope, em terceiro lugar está Marina Silva (PV), com 7%. No levantamento anterior do Ibope, realizado dos dias 12 a 15 de agosto, Dilma tinha 43%, Serra, 32%, e Marina, 8%.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos para mais ou menos. Isso indica que Dilma pode ter entre 49% e 53% e Serra, entre 25% e 29%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 5% e os que se disseram indecisos, 9%.

Dos demais candidatos, Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSol) e Zé Maria (PSTU), nenhum alcançou 1% das intenções de voto. O candidato Rui Costa Pimenta (PCO) não foi citado por nenhum dos entrevistados.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 171 municípios de terça-feira (24) a quinta-feira (26). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 26139/2010. (Com agências)