NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

As eleições presidenciais e legislativas dos Estados Unidos, marcadas para 6 de novembro, serão as mais caras da história do país. É o que aponta o CRP (Centro de Política Responsável, em inglês), uma organização que estuda a influência do dinheiro na política norte-americana.
De acordo com o centro, as eleições deverão custar mais de 6 bilhões de dólares. A cifra diz respeito, majoritariamente, ao dinheiro arrecadado pelos candidatos e partidos junto à população civil, empresas e sindicatos. As eleições de 2008 custaram cerca de 5 bilhões de dólares.

O presidente Barack Obama, que busca sua reeleição, arrecadou cerca de 760 milhões de dólares para sua campanha em 2008, quando derrotou o republicano John McCain. Neste ano, no entanto, o democrata espera obter mais de 1 bilhão de dólares em doações.

O CRP denunciou, no entanto, que alguns partidos e candidatos não estão revelando publicamente a origem de tudo o que é arrecadado. Além disso, por decisão da Suprema Corte dos EUA, o governo não poderá fixar um limite para as doações com fins políticos de empresas e sindicatos.

Uma pessoa possui um limite de 2,5 mil dólares de doações para as eleições primárias e o mesmo valor para a eleição geral, que acontece em novembro. Porém, por meio dos PAC (Comitê de Ação Política) e dos Super PAC’s, os cidadãos podem realizar doações políticas sem limites pré-estabelecidos.

A única exigência legal é que os doadores não podem ter um contato direto com os comitês de campanha. As doações, no entanto, podem ser feitas livremente por meio dos Comitês.

Muitos doadores investem o dinheiro em publicidade politica negativa e para evitar isso, a Suprema Corte determinou que sindicatos e empresas não poderiam vincular propagandas eleitorais pagas no período de 30 dias antes das primárias e 60 dias antes das gerais.

A medida é justificada pelos números. O CPR estima que os grupos de doações tenham gastado mais de 13 milhões de dólares em anúncios de televisão apenas para as primárias do estado da Carolina do Sul, que acontece no próximo dia 21.

Para arrecadar fundos para sua campanha de reeleição, Obama participou de 15 atos de arrecadação de fundos no último trimestre de 2011. A expectativa é que as campanhas de doação aumentem durante o ano.

Para incentivar ainda mais a população a doar, Obama criou uma “promoção” peculiar. Quem doasse pelo menos três dólares, concorreria a um jantar particular com o presidente e sua esposa, Michelle.

Eleição

Os republicanos ainda realizam as primárias para definir o candidato que irá enfrentar Barack Obama nas eleições de novembro.

As primárias de Iowa foram realizadas na última semana o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney ficou à frente do ex-senador Rick Santorum por apenas oito votos.

Santorum foi a grande surpresa das primárias no Estado e os dois agora rivalizam na etapa que será realizada nesta terça (10) em New Hampshire.

Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e Rick Perry, governador do Texas, correm por fora na disputa.