NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Índice do estado foi o melhor do país neste ano. O segundo melhor desempenho foi de Pernambuco, que teve com 4,4%

O emprego industrial teve alta de 5,1% no Paraná em 2011. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (9) e faz parte da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes). Esse índice corresponde ao melhor resultado no acumulado do ano entre as regiões pesquisadas.

O índice do Paraná ficou acima da média nacional, que foi de 1,7%. O segundo melhor desempenho neste ano foi de Pernambuco, que teve alta de 4,4%. Segundo o IBGE, o pior resultado foi obtido pelo Ceará. A queda do emprego industrial foi de 1% no acumulado do ano.
Na comparação entre julho de 2010 e julho de 2011, o emprego industrial cresceu 6,8% no Paraná . O resultado foi o segundo melhor entre as regiões pesquisadas. O estado perdeu apenas para Pernambuco, que teve alta de 7% no período comparado. Esse resultado também ficou acima da média nacional, que foi de 0,4%.

De acordo com o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo, o crescimento no emprego industrial registrado no Paraná ocorreu por causa dos setores de máquinas, aparelhos e eletrônicos, alimentos e bebidas, e também meios de transporte. A elevação do emprego formal nesses setores foi de 28,6%, 18,2% e 14,7%, respectivamente, na comparação de julho de 2011 com julho de 2010.

Fizeram parte da pesquisa os estados do Paraná, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Ceará, além das regiões Norte e Centro-Oeste (que foram pesquisadas conjuntamente) e Nordeste.

Dados nacionais

O emprego industrial caiu 0,1% em julho ante junho (quando também ficou em -0,1%), na série histórica livre de influências sazonais. Segundo Macedo, o índice está relacionado com a queda da produção industrial registrada em todo país no fim do primeiro trimestre de 2011 e em parte do segundo trimestre.

Na comparação com julho de 2010, o emprego industrial cresceu 0,4% em julho deste ano. A variação acumulada em 2011 é de 1,7%. No acumulado dos 12 meses encerrados em julho, o emprego industrial cresceu 2,7%.