NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Jovem Aprendiz foi a solução encontrada por construtora para driblar a escassez no mercado de trabalho

O aquecimento da economia e a consequente procura por mão de obra capacitada nos últimos dois anos, levaram a Construtora A.Yoshii a investir em programas de capacitação. Foi implantado o Jovem Aprediz, que já inseriu mais de 100 profissionais qualificados no mercado de trabalho. 

O diretor de Recursos Humanos da A.Yoshii, Aparecido Siqueira explica que a empresa tem dificuldade de encontrar pessoal para trabalhar na área.”O serviço é puxado, exige muito esforço físico e os jovens não querem mais saber de puxar carriola com massa ou tijolos, assentar pisos, azulejos…”, diz. ”Estamos fazendo um trabalho para atrair essa mão de obra”, afirma. 

”Já formamos azulejistas e carpinteiros. E está em andamento o curso de jovem aprendiz para pintor”, conta. Cada turma, segundo ele, forma de 20 a 30 profissionais por curso, que tem duração de 18 meses é gratuito e ainda remunera o participante com uma bolsa mensal de R$ 730,00. ”Quando esse jovem faz o curso ele acaba exercendo a função e a medida que o curso avança ele se torna um profissional qualificado e oferece à empresa um serviço de qualidade. Remunerá-los é uma forma de motivação”, avalia. 

Nos canteiros de obras, ainda conforme Siqueira, além da prática e da teoria, também acontecem palestras motivacionais. ”Procuro lembrá-los que eles são trabalhadores como os outros e devem ter orgulho de prestar serviço numa classe tão importante para o Brasil. São os trabalhadores da construção civil que transformam o país e são corresponsáveis pelo aquecimento da economia”, (K.A.) 

Serviço 

Os próximos cursos do Jovem Aprendiz a serem iniciados serão o de carpinteiro e eletricista. Para participar do programa basta ser maior de 18 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio. O curso é gratuito. As inscrições podem ser realizadas na sede da A. Yoshii – Av. Maringá, 1080. (43) 3371-9000