NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A Confederação Europeia de Sindicatos (ETUC) divulgou os dados relativamente a acidentes de trabalho no âmbito da campanha “Zero Mortes no Trabalho”. Quase trinta mil pessoas poderão morrer na próxima década na União Europeia, se nada for feito para que o trabalho seja mais seguro. Este apelo é feito no dia 28 de outubro, quando se assinala o Dia Internacional do Memorial dos Trabalhadores.

Em 2020, Portugal registou 131 mortes em contexto laboral, o que significa mais 27 pessoas do que em 2019. Estes números colocam Portugal como o terceiro país da União Europeia com mais óbitos, atrás de Itália e Espanha.

Itália ocupa o primeiro lugar, com 776 mortes, mais 285 do que no ano anterior. Por sua vez, Espanha registou 392 óbitos em 2020, mais 45 do que em 2021.

No âmbito do manifesto por “Zero Mortes no Trabalho”, a ETUC apela “à União Europeia, aos governos dos Estados-membros e aos empregadores a acabarem com as mortes no trabalho. Apelamos à morte zero no trabalho.”

Em Portugal, segundo os dados da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) a maioria dos acidentes fatais acontecem no setor da construção. Em 2020 morreram 36 pessoas neste setor, 17 mortes na indústria transformadora e 16 no setor dos transportes e armazenagem.

Fonte: Esquerda
Data original da publicação: 31/10/2022

DMT: https://www.dmtemdebate.com.br/europa-portugal-e-o-3o-pais-com-maior-aumento-de-obitos-no-trabalho/