NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

De 7 a 9 de Dezembro, Foz do Iguaçu será palco de um encontro histórico entre líderes sindicais do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, na Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos. O evento promete reunir trabalhadores e lideranças progressistas em debates cruciais para a região.

A Jornada contará com a participação de figuras emblemáticas da América Latina, incluindo o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Líderes progressistas e defensores da democracia se reunirão para discutir temas relevantes, fortalecer laços e buscar soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos trabalhadores na região.

Centrais Sindicais Representadas
O evento terá representação significativa das principais centrais sindicais dos países participantes:

Argentina:
Central Geral de Trabalhadores – CGT
Central de Trabalhadores da Argentina – Autônoma – CTA-A
Central Sindical da Argentina – dos Trabalhadores – CTA-T

Brasil:
Central Única dos Trabalhadores do Paraná – CUT/PR
Nova Central Sindical dos Trabalhadores do Paraná – NSCT/PR
União Geral dos Trabalhadores do Paraná – UGT/PR

Paraguai:
Central Única dos Trabalhadores – Paraguai – CUT
Central Única dos Trabalhadores – Autêntica – CUT-A
Central Nacional dos Trabalhadores do Paraguai – CNT

Uruguai:
Plenária Intersindical de Trabalhadores, Convenção Nacional de Trabalhadores – PIT CNT

Objetivos e Temas em Debate

A Jornada visa fortalecer a integração entre os povos latino-americanos e caribenhos, promovendo a solidariedade entre os trabalhadores da região. Entre os temas em destaque, estão a defesa dos direitos trabalhistas, a luta por condições dignas de trabalho e a resistência contra medidas que afetam a classe trabalhadora.

Chamado à Participação

Os organizadores convocam os trabalhadores a participarem ativamente desse momento crucial para a região. A presença de representantes de diversas centrais sindicais reflete a unidade na busca por soluções comuns para os desafios enfrentados pelos trabalhadores latino-americanos e caribenhos.

A Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos ocorrerá em Foz do Iguaçu, de 7 a 9 de Dezembro. Os interessados em participar são incentivados a buscar informações junto aos seus sindicatos, federações e centrais sindicais locais.

Esse encontro promete ser um marco na busca por um futuro mais justo e igualitário para a classe trabalhadora na América Latina e no Caribe. A mobilização e a participação ativa dos trabalhadores são fundamentais para o sucesso deste evento histórico.


Denílson Pestana da Costa (NCST/PR) e Roberto Leal Americano (Sintrivel).


Participantes da Reunião Preparatória do evento.