NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

pisoregional_epitacio
Epitácio fala em nome da NCST/Paraná durante o ato que reuniu representantes dos trabalhadores, empresários e do governo

A Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná (NCST/Paraná) participou junto com os companheiros das demais centrais sindicais da solenidade de entrega da proposta de reajuste do salário mínimo regional do Paraná por parte do governador Beto Richa ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni.

O reajuste proposto foi alcançado a partir de negociação tripartite realizada no Conselho Estadual do Trabalho. A proposta que ainda será votado pelos deputados estaduais, é de 6,9%. O novo piso regional, o mais alto do Brasil, deve entrar em vigor no dia 1° de maio. Se aprovado o percentual proposto pelo governo, o valor irá variar de R$ 708,14 a R$ 817,78, dependendo da faixa de ocupação do trabalhador.

As centrais sindicais comemoraram a continuidade do piso regional e cobraram o estabelecimento de uma política de reajuste permanente. A Nova Central esteve representada no ato pelo presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) e ex-presidente da NCST/Paraná, Epitácio Antonio dos Santos. O dirigente lembrou que a proposta original de criação do mínimo regional partiu da NCST/Paraná e que a continuidade dele é extremamente positiva. “É motivo de orgulho para os paranaenses vermos essa ideia sendo amadurecida e abraçada pela sociedade”, disse.

“Fico gratificado porque chegamos juntos a esta conquista”, disse o governador, referindo-se à participação de representantes de trabalhadores e empresários nas reuniões do Conselho Estadual do Trabalho que definiram o índice de reajuste do piso regional. “Ainda mais importante do que os valores estabelecidos é a forma harmoniosa como se deram as discussões e debates.”

O secretário do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, destacou o voto de confiança dado pelos empresários ao governo do Estado ao aceitarem o reajuste proposto. “Este é um momento histórico para este governo, que mantém o salário mínimo regional do Paraná como o maior do Brasil, estabelecido em uma negociação tripartite”, disse. Segundo ele, o debate tripartite seguirá em outras discussões do Conselho Estadual do Trabalho – entre as quais a da Agenda do Trabalho Decente – campanha da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que busca combater o trabalho infantil e escravo e promover igualdade salarial e de condições de trabalho entre homens e mulheres.

ncst_pr_dirigentes
Representaram a NCST/Paraná no evento: o secretário de Finanças da NCST/Paraná e presidente do Sindicon, Vicente Braz Chrispim, o presidente da Fetropar, Epitácio Antonio dos Santos, o presidente do Sindimármore, Ilson Kondratoski, o secretário de Finanças do Sindimármore Luiz Dobrzanski e o secretário geral do STI Cerâmica de Campo Largo, Ermínio Ferreira Sant’ana.

Oposição quer piso maior e com regras permanentes de reajustes para o mínimo regional

A bancada de oposição ao governo na Assembleia Legislativa anunciou que irá apresentar emenda ao projeto reajustando em 6,9% o valor do piso regional. O projeto estabelecendo o reajuste foi encaminhado nesta terça-feira à Assembleia Legislativa pelo governador Beto Richa (PSDB). O piso é válido somente para as categorias de trabalhadores que não têm salários definidos por lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Além de propor uma correção maior, de 14,8%, os deputados de oposição pretendem aprovar uma regra permanente para a atualização anual do piso. O líder do bloco, Enio Verri (PT), defendeu a aprovação de uma lei regulamentando os parâmetros de reajuste, como a que orienta o aumento do salário mínimo nacional.

A proposta é que a metodologia de correção obedeça ao cálculo da variação do Produto Interno Bruto (PIB) relativa ao ano anterior mais a inflação do exercício passado. No governo federal, o índice é corrigido pelo PIB dos dois anos anteriores.

Verri explicou que o governo federal considera os dois anos porque a proposta de reajuste é feita no início do ano quando ainda não são conhecidos os números do PIB do ano anterior. No caso do estado, o piso regional é reajustado em maio com base nas estatísticas já fechadas. (Fonte: O Estado do Paraná)