NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

crt_mte_ncstA Portaria nº 2.092/10 do MTE criou o Conselho de Relações do Trabalho (CRT) com a finalidade de promover a democratização das relações do trabalho e o tripartismo, ou seja: o entendimento entre trabalhadores, empregadores e Governo Federal a respeito de temas relativos às relações do trabalho e à organização sindical, de forma a fomentar a negociação coletiva e o diálogo social. As entidades nelas representadas debatem a instalação das câmaras temáticas bipartites, assédio moral, demissões imotivadas e praticas antissindicais.

Estiveram presentes à reunião, o conselheiro titular da Nova Central, Hamilton Dias Moura, bem como seu suplente Wilson Pereira e o assessor jurídico Agilberto Seródio. Hamilton esclarece que esse conselho veio para auxiliar o MTE nas discussões acerca das categorias sindicais, bem como na discussão dos assuntos relacionados as relações do trabalho de modo geral.

Na reunião de hoje, foram debatidos além da instalação das câmaras bipartites e assédio moral, atos antissindicais,cotas para aprendizes e para deficientes, a criação de conselho regionais de relação do trabalho, discussão do anteprojeto sobre atos antissindicais, a revogação da lei 12.023/2009 que dispõe sobre as atividades de movimentação de mercadorias em geral, sobre o trabalho avulso, além da agenda do conselho.

Fonte: NCST