NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Segundo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, crise econômica mundial e revisões feitas pelo IBGE do PIB de 2010 e deste ano podem ter impacto no resultado

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse que a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2011 pode ser revisada para baixo — a atual projeção está em 3,8%. Pesam numa possível revisão a desaceleração da economia mundial por causa da crise nas economias centrais e as revisões feitas pelo IBGE para os PIBs de 2010 e 2011.

— Ainda estamos aguardando o resultado do PIB do terceiro trimestre. Podemos revisar? Sim, podemos, mas não está certo. Vamos esperar para ver quanto o IBGE vai revisar as contas de 2010 e 2011, em dezembro — disse Barbosa, acrescentando que o PIB do terceiro trimestre de 2011 deve ficar em torno de 0%, mas deve haver uma recuperação no quarto trimestre do ano. — Vamos aguardar. Independentemente se a revisão ficar abaixo de 3,8%, o superavit primário está garantido, o cumprimeiro de metas fiscais e solidez da economia se mantém no mesmo lugar.

Para 2012, Barbosa prevê PIB de, no mínimo, 4%.

– Em 2012, o crescimento deve ser de, pelo menos, 4%. E com essa recuperação no investimento público, principalmente a partir do primeiro semestre, pode se chegar a mais de 4,5% até 5%. E ainda vamos ter os efeitos das medidas prudenciais que devem ter mais impacto a partir do primeiro trimestre. Já vemos algum impacto agora, especialmente nas vendas (de natal).