NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

DE LONDRES

Um relatório divulgado ontem mostrou que 23,4% da população da União Europeia -cerca de 115 milhões de pessoas- estava em situação de risco de pobreza ou de exclusão social no ano de 2010.

Os dados são fornecidos pela Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia, e mostram uma situação ainda pior na faixa etária até 18 anos: 27% dessa população está na zona de risco.

A situação, quando comparada aos anos anteriores, é de estabilidade: em 2009, o índice era de 23,1%. Quando confrontado com o compromisso dos países europeus de reduzir esse número em 20 milhões até 2020, torna-se pouco provável que a meta seja alcançada, especialmente com o continente em crise.

Para a Eurostat, esse índice de 23,4% engloba pessoas vivendo em risco de pobreza, com baixo padrão de vida ou morando em casas com baixa intensidade de trabalho.
 
Em 2010, os maiores índices estavam concentrados em países do Leste Europeu: Bulgária (42%), Romênia (41%), Letônia (38%), Lituânia (33%) e Hungria (30%). Os países com menor risco são República Tcheca (14%), Suécia e Holanda (15%), seguidos de Áustria, Finlândia e Luxemburgo (17%).

Nos países mais ameaçados pela crise econômica, o índice apresenta pequena variação entre 2009 e 2010. Na Espanha, subiu de 23,4% para 25,5%; em Portugal, foi de 24,9% para 25,3%; na Grécia, ligeira mudança, de 27,6% para 27,7%.

Para o estudo, pessoas em risco de pobreza são aquelas que vivem em casas com renda abaixo da linha de pobreza, estabelecida como 60% da renda mediana de cada país (considerando-se as transferências sociais).
 
Considera-se que tem baixa condição de vida aquele que não se enquadra em quatro dos seguintes itens: pagamento de aluguel e contas da casa em dia; manter a casa aquecida; lidar com despesas imprevistas; comer carne, peixe ou proteína a cada dois dias, férias de uma semana; carro, máquina de lavar; TV em cores e um telefone.

BRASIL

A linha de extrema pobreza no Brasil tem como limite renda mensal de $ 70.
 
A população que vive abaixo dessa linha soma 16,2 milhões de pessoas, 8,5% do total de habitantes do país.

A linha de pobreza é demarcada pela renda mensal de R$ 140, com cerca de 30 milhões de pessoas (15,5% da população) vivendo nesta condição no Brasil. (RR)