Presidente eleito disse que reuniões que teve com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, foram para restabelecer a relação institucional
Por Matheus Schuch, Raphael Di Cunto, João Valadares e Caetano Tonet, Valor — Brasília
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva reforçou hoje que não irá interferir nas disputas para as mesas diretoras da Câmara e Senado. Garantiu que irá procurar parlamentares do chamado Centrão e que pretende governar para todos.
“Muita gente achava que jamais o Lula ia conversar com o Lira. Eu fui conversar por uma única razão. Sei o que ele pensa ideologicamente, sei que é meu adversário, mas é o presidente da Câmara. O presidente da Câmara tem que conversar, tem que respeitar as instituições”, defendeu.
Presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente eleito, Luiz Inacio Lula da Silva — Foto: Fotos: Ricardo Stuckert
Lula afirmou que as reuniões que teve ontem com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, foi para restabelecer a relação institucional.
“Não vou conversar com o Centrão, vou conversar com deputados e senadores que foram eleitos. As pessoas não são obrigadas a votar comigo. O que acho errado é o presidente e o governo achar que fez uma medida provisória tão perfeita que não tenha defeito ou reparo.”
Lula prometeu estabelecer um “governo do dialógo, das instituições”.
“Vamos conversar com cada deputado, com cada governador, independentemente do partido pelo qual foi eleito”, frisou. “Vou andar todos os Estados e vocês vão ver que não vai ter uma motociata, mas vai ter muitos abraços.”
Aos 77 anos, Lula disse que quer fazer o melhor governo com críticas de aliados para errar menos.
“Pouca gente está com a energia e o tesão que estou para governar esse país e o tirar dessa situação”, bradou. Digo isso todo dia porque quero ser cobrado, não quero tapinha nas costas. Amigo é aquele que vem e fala a verdade para você.”
A fala ocorreu no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o governo de transição. Dezenas de deputados e senadores aliados participam do evento.
Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.
Valor Investe