NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

ELEIÇÕES 2022

O diretório do PT no Rio Grande do Sul se manifestou oficialmente sobre as eleições ao governo estadual, declarando apoio à candidatura do ex-governador Eduardo Leite, que concorre pelo PSDB. Apesar de considerar que os dois partidos divergem em seus programas, a ala petista considera o tucano como um problema menor diante da candidatura de Onyx Lorenzoni (PP), indicado por Jair Bolsonaro.

O presidente do PT-RS, deputado Paulo Pimenta, afirmou em nota esperar que todos os membros das duas legendas comprometidos com a democracia “se unam para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo neste segundo turno”, e entende que “todos os democratas devem ter como compromisso primeiro a defesa da democracia e o combate às candidaturas que representam o atraso bolsonarista”.

Por outro lado, Leite permanece sem uma declaração oficial de apoio a qualquer candidato na disputa presidencial, alegando entender que qualquer manifestação pode comprometer a discussão sobre assuntos locais.

O posicionamento do diretório gaúcho do PT se deu no mesmo dia em que o PSDB de São Paulo se manifestou em defesa da campanha presidencial de Lula. Ao contrário do que aconteceu no RS, porém, o apoio dos tucanos paulistas é parcial: no âmbito local, seguem apoiando a candidatura de Tarcísio de Freitas, aliado de Bolsonaro que concorre pelo Republicanos. Esse apoio também não se estende ao governador de SP, Rodrigo Garcia, que já declarou seu apoio a Bolsonaro.

Confira a seguir a íntegra da nota do PT-RS:

“Em conformidade com a Resolução Partidária aprovada em 10 de outubro de 2022, e em decorrência dela, compreendendo o momento político em que vivemos, decidimos recomendar o voto crítico em Eduardo Leite no domingo próximo (30/10), esperando com este gesto que todos(as) aqueles(as) comprometidos(as) com a Democracia, se unam para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo neste segundo turno. Fazemos um chamamento, neste sentido, aos apoiadores da candidatura de Eduardo Leite.

Entendemos que todos os democratas devem ter como compromisso primeiro a defesa da Democracia e o combate às candidaturas que representam o atraso bolsonarista.

Nossas divergências com Leite são muitas e conhecidas pela sociedade gaúcha. Representamos projetos políticos distintos, as privatizações dos serviços públicos como a Corsan, o papel do Estado, a adesão ao regime de recuperação fiscal, a taxação dos(as) aposentados(as) e pensionistas, são alguns exemplos de temas que nos separam programaticamente. Mas, agora é a hora de defender o Brasil e o Rio Grande da ameaça representada pelas candidaturas de Bolsonaro e Onyx.

Aproveitamos para reforçar o chamamento à militância petista gaúcha que, nos próximos sete dias, não deve sair das ruas e deixar de disputar voto a voto para garantirmos a virada no Rio Grande do Sul com Lula e a consolidação da vitória na eleição presidencial”.

AUTORIA

Lucas Neiva

LUCAS NEIVA Repórter. Jornalista formado pelo UniCeub, foi repórter da edição impressa do Jornal de Brasília, onde atuou na editoria de Cidades.